Âncora da CNN rebate Alexandre Garcia após defesa de cloroquina

rafael colombo e alexandre garcia discutem ao vivo
Alexandre Garcia recebeu uma invertida do âncora Rafael Colombo depois de defender a hidroxicloroquina (Reprodução/CNN Brasil)

O apresentador Rafael Colombo e o jornalista Alexandre Garcia discutiram ao vivo durante o programa “Novo Dia”, da CNN Brasil, nessa sexta-feira (7). Colombo disparou contra Garcia após o ex-jornalista da Globo defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

“Se a cloroquina funciona, é barata e serviu, como você lembrou, na Amazônia para lúpus, malária e outros tipos de doença, por que o mundo teria deixado tanta gente morrer se tem um remédio barato à disposição? A troco do quê tanta gente morreria se a cloroquina funciona?”, questionou Colombo.

“Se há interesse farmacêutico em dizer que ela não funciona, também não pode existir um interesse farmacêutico dizendo que ela funciona? Afinal de contas, o governo brasileiro comprou mais de 4 milhões de doses. Se ela não funcionar, vai fazer o que com ela?”, continuou.

“‘Se ela não funcionar’ não existe, por que ela está funcionando”, respondeu Garcia, em tom de ironia, que logo foi rebatido pelo apresentador: “Ninguém provou que está funcionando, né, Alexandre?”. “As pessoas que sobreviveram são a prova. É assim que começa a ciência”, completou Alexandre.

‘E os 100 mil que morreram?’

Irritado, o âncora do “Novo Dia” continuou a refutar veemente as falas de Garcia. “Mas e os 100 mil que morreram? Eu, por exemplo, tive dois amigos que morreram de Covid. Eles morreram à toa?”, disparou Rafael. “Fica parecendo que com R$ 20 na farmácia eles poderiam estar aqui, vivos comigo agora. E não é assim. Não tenho a menor dúvida de que, se a cloroquina funcionasse, a gente não seria, hoje, o país com o terceiro maior volume de mortos no mundo”, completou.

“Eu tenho todo respeito pela carreira e pela história do Alexandre, mas me sinto no direito e no dever de fazer esse posicionamento. Eu perdi gente muito próxima por causa dessa doença e fica parecendo que elas morreram por que não quiseram gastar R$ 20 para tomar cloroquina”, finalizou Colombo.

Alexandre Garcia, ex-âncora da Globo, foi contratado em julho deste ano para integrar o time de comentaristas da CNN Brasil. Logo na sua estreia, no dia 27 de julho, ele causou polêmica ao defender o medicamento e dizer que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “é a comprovação científica que a hidroxicloroquina dá certo”, durante o programa “CNN Liberdade de Expressão”. No entanto, estudos mostram que a hidroxicloroquina e a cloroquina não têm eficácia comprovada no tratamento da Covid-19.

Repercussão

Internautas repercutiram a discussão entre Rafael Colombo e Alexandre Garcia nas redes sociais, uns em apoio ao apresentador e outros em defesa de Garcia. “Que paulada foi essa que o apresentador da CNN Brasil deu em Alexandre Garcia?”, escreveu um internauta. “A CNN está cometendo uma irresponsabilidade. Permitiram alguém que dissesse que dipirona cura Aids, ou coisa do tipo?”, questionou outro.

Confira alguns comentários:

Moisés Teodoro
Moisés Teodoromoises.santos@bhaz.com.br

Fotógrafo e Analista de Mídias Digitais no BHAZ desde abril de 2019. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. Escreve no portal com foco nas editorias de Cidades e Variedades, além de fotografar em coberturas de grandes eventos.