BH volta a fechar comércio nesta segunda e reabertura pode não ocorrer

Comércio com portas fechadas
Comércio volta a fechar as portas em BH nesta segunda (Amanda Dias/BHAZ)

O comércio não essencial voltou a fechar as portas em Belo Horizonte nesta segunda-feira (10). A medida faz parte do plano de controle da Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), e prevê que shoppings, galerias, lojas e salões de beleza, fiquem fechados de sábado a terça, reabrindo somente de quarta a sexta-feira.

Até lá, a cidade volta à estaca zero, para controlar a movimentação, funcionando apenas o que é considerado essencial, como padarias, supermercados, agências bancárias, sacolões (veja abaixo).

No entanto, a nova abertura da economia está ameaçada (entenda abaixo) pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), que questiona e considera irregular o modelo adotado pela PBH. Segundo o órgão, a prefeitura está descumprindo uma decisão do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Fases

A primeira fase do plano de flexibilização da prefeitura foi alterada para dar mais fôlego ao comércio para as vendas do Dia dos Pais. Sendo assim, a reabertura ocorreu na última quinta-feira (6) e permaneceu até esse domingo (9). Agora, a cidade funcionará da seguinte forma: de sábado a terça, na fase de controle (conforme tabela 1), permitindo a abertura somente do que é essencial.

Fase de controle
AtividadeHorário de funcionamento
Padaria5h às 21h
Comércio varejista de laticínios e frios7h às 21h
Açougue e Peixaria7h às 21h
Hortifrutigranjeiros7h às 21h
Minimercados, mercearias e armazéns7h às 21h
Supermercados e hipermercados7h às 21h
Artigos farmacêuticosSem restrição de horário
Artigos farmacêuticos, com manipulação de fórmulaSem restrição de horário
Comércio varejista de artigos de óptica11h às 19h
Artigos médicos e ortopédicos11h às 19h
Tintas, solventes e materiais para pintura7h às 21h
Material elétrico e hidráulico, vidros e ferragens7h às 21h
Madeireira7h às 21h
Material de construção em geral7h às 21h
Combustíveis para veículos automotoresSem restrição de horário
Peças e acessórios para veículos automotores8h às 17h
Comércio varejista de gás liquefeito de petróleo (GLP)Sem restrição de horário
Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista da fase de controle5h às 17h
Agências bancárias: instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliáriosSem restrição de horário  
Casas lotéricasSem restrição de horário
Agência de correio e telégrafoSem restrição de horário
Comércio de medicamentos para animaisSem restrição de horário
Atividades de serviços e serviços de uso coletivo, exceto os especificados no art. 2º do Decreto nº 17.328, de 8 de abril de 2020Sem restrição de horário
Atividades industriaisSem restrição de horário
Banca de jornais e revistasSem restrição de horário

De quarta a sexta, o comércio não essencial, permitido na fase um, volta a funcionar, com horários reduzidos, conforme regras determinadas pela PBH. A abertura de bares e restaurantes ainda não está permitida, valendo apenas a partir da fase dois, que ainda não tem data para ocorrer.

Fase de reabertura 1
AtividadeFaixa de horário de funcionamento
Comércio varejista não contemplado na fase de controleQuarta a sexta-feira, entre 11h e 19h
Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista autorizada a funcionar na fase 1, exceto comércio atacadista de recicláveisQuarta a sexta-feira, entre 11h e 19h
Cabeleireiros, manicures e pedicuresQuinta a sexta-feira, entre 11h e 20h   Sábado, entre 9h e 17h
Atividades autorizadas na fase 1 em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércioQuarta a sexta-feira, entre 11h e 19h
Atividades autorizadas na fase 1 em funcionamento no interior de shopping centersQuarta a sexta-feira, entre 12h e 20h
Atividades no formato drive-inSexta-feira a domingo, entre 14h e 23h

Reabertura ameaçada

A abertura esperada para a próxima quarta pode não ocorrer, já que o MPMG emitiu uma recomendação para que a prefeitura adapte o plano de reabertura ao programa Minas Consciente, programa estadual de flexibilização da economia, produzido pelo Governo de Minas.

No mês passado, o TJMG determinou que todos os municípios deveriam seguir as medidas previstas no Minas Consciente. O tribunal deu ainda outra opção aos prefeitos: o cumprimento da Deliberação 17, que permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais.

Belo Horizonte não aderiu ao programa do estado, nem está cumprindo a deliberação, já que o comércio voltou a reabrir na semana passada. E, caso aderisse ao Minas Consciente, BH estaria atualmente na onda vermelha do programa, que permitiria apenas o funcionamento do comércio essencial.

Na última sexta (7), membros do MPMG se reuniram com o secretário de saúde de BH, Jackson Machado, e não chegaram a um consenso. A PBH tem até a próxima quarta (12) para dar uma resposta à recomendação do órgão. Caso a situação não seja resolvida, o caso deve parar na Justiça.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!