Flexibilização do comércio: Guarda Municipal fecha 40 lojas em BH

guarda municipal fecha lojas
Guarda Municipal em operação para fechar estabelecimentos que descumprem legislação (Amanda Dias/BHAZ)

Agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte e fiscais da Subsecretaria de Fiscalização realizaram 695 vistorias a centros comerciais, galerias, lojas e shoppings da capital mineira desde o último dia 6, data em que foi autorizada a reabertura das atividades econômicas contempladas na Fase 1.

Durante as ações foram encontrados 92 estabelecimentos funcionando com algum tipo de irregularidade. De acordo com a Guarda Municipal, 40 deles foram fechados. Além disso, a Fiscalização realizou quatro interdições e aplicou uma multa.

Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental realizaram abordagens em 555 estabelecimentos localizados em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade, não só para verificar a situação de funcionamento dos estabelecimentos, mas para evitar a aglomeração de pessoas.

Os profissionais percorreram as dependências dos centros comerciais e shoppings para verificar portarias de acesso, estacionamentos, corredores e áreas comuns, praças de alimentação, sanitários e elevadores.

Irregularidades

As principais irregularidades encontradas pelos fiscais foram ausência de controle na entrada dos estabelecimentos e das filas – muitas vezes causando aglomeração –, falta de cartaz informando a quantidade de pessoas permitidas no interior do local e não uso da máscara.

As ações para a verificação de estabelecimentos que estão descumprindo a legislação são realizadas diariamente na cidade por uma equipe composta por cerca de 600 pessoas, entre fiscais, diretores, gerentes e agentes de campo. Os profissionais se revezam em campo, em escala e em plantões no COP-BH (Centro de Operações da Prefeitura).

Balanço

Além das ações realizadas pela Subsecretaria de Fiscalização, no mesmo período os agentes da Guarda Municipal compareceram a 140 estabelecimentos comerciais e constataram que 40 estavam em desacordo com as determinações, solicitando o fechamento das lojas.

As abordagens da Guarda Municipal acontecem durante patrulhas preventivas rotineiras, realizadas espontaneamente por toda a cidade em todos os dias da semana, ou com base em denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pela PBH.

A corporação permanece fazendo o monitoramento do comércio e dos espaços públicos de Belo Horizonte para garantir o cumprimento das novas regras. Todo o seu efetivo (composto por 2.064 agentes) tem sido mantido nas ruas, dividido em turnos, também para atender às denúncias de descumprimento das regras.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!