Alvo de deboche no TikTok, youtuber com deficiência pede respeito

lizzie velasquez meme
Influenciadora é conhecida por lutar contra o preconceito (Reprodução/@littlelizziev/Instagram)

Desde que surgiu, o TikTok tem feito sucesso com vídeos curtos e engraçados. No entanto, a corrida pelos likes na plataforma muitas vezes ultrapassa o limite do respeito. Nos últimos dias, uma “brincadeira” que debocha da aparência das pessoas, inclusive algumas com deficiências físicas, viralizou na rede. A youtuber Lizzie Velasquez, ativista pelo direito das pessoas com deficiência, publicou um apelo por respeito diante da situação.

O meme que motivou a publicação de Lizzie consiste em mostrar para alguém a foto de uma pessoa diferente e filmar a reação, simulando uma videochamada. Para obter reações fortes, os usuários da rede chegam a usar imagens de pessoas com deficiência. A própria influenciadora teve uma foto usada em alguns desses vídeos e lamentou que sofra deboche somente pela aparência.

“Isso não é engraçado! Isso não é uma piada! Uma mãe estava mostrando para o filho uma foto minha e dizendo ‘essa vai ser sua nova professora’ e ele teve uma reação assustada. Se você é um adulto que tem um pequeno humano na sua vida, por favor não ensine a eles que ficar com medo de alguém que não se pareça com eles é ok”, disse.

Ver essa foto no Instagram

I knew this was coming. When I saw this trend start I knew it was coming. Some have been cute and funny but then it starts to cross the line. Showing your kids a photo of someone who looks different in hopes of them having a scared reaction is vile. I’ve seen this trend be done with people who are disabled and I’ve seen this trend be done with BABIES who have Down Syndrome. They don’t have the platform to speak on this but I do and I know I have an army of positive people right next to me. I will say this over and over and over. The people you put in photos or videos are human beings!! We have feelings and we have something we work on everyday called self confidence. Please PLEASE don’t teach your children that it’s funny to be afraid of someone who doesn’t look like them. When adults are upset their kids are being bullied, this is the perfect example that teaching kindness and acceptance starts AT HOME. Just be kind to one another. We need it now more than ever!!

Uma publicação compartilhada por Lizzie Velasquez (@littlelizziev) em

“Por favor, tudo que essas crianças precisam saber sobre ter empatia e serem gentis uns com os outros começa em casa. Por favor, isso não é ok. Essa é uma moda que precisa parar, porque nós somos humanos e nós temos sentimentos”, acrescentou.

Quem é Lizzie Velasquez?

Após publicar o pedido por respeito, Lizzie recebeu muitas mensagens de apoio e o vídeo já passou das 300 mil curtidas. Essa não é a primeira vez que a ativista usa sua voz para criticar aqueles que debocham de sua aparência. Aos 17 anos, Lizzie se deparou com um vídeo viral que usava sua imagem e era intitulado “A mulher mais feia do mundo”. Em seus vídeos, ela afirma que nesse momento acreditou que não “poderia seguir em frente”.

A doença que causa alterações na aparência dela é extremamente rara e só foi identificada em três pessoas em todo o mundo. A principal característica da síndrome é a impossibilidade de acumular gordura. Aos 31 anos, Lizzie nunca ultrapassou a marca de 29kg. Além disso, uma complicação da doença fez com que ela perdesse a visão de um dos olhos.

No entanto, a influenciadora decidiu usar o bom humor e otimismo para enfrentar o bullying e as ofensas. Lizzie já publicou dois livros, faz palestras motivacionais sobre o assunto e continua a usar as redes sociais para combater o preconceito.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!