Guarda Municipal agride idoso morador de rua com cachorrinha no colo

guarda municipal agride idoso
Idoso se preocupou mais com a cachorrinha do que com a própria agressão (Reprodução/@esdrasandradeoficial/Instagram)

Três agentes da Guarda Municipal de São José dos Campos agrediram um idoso e sua cachorrinha de estimação. O vídeo que flagra o momento da agressão mostra a população ao redor tentando interromper a violenta abordagem da Guarda. O caso aconteceu ontem (10), em São José dos Campos, em São Paulo. O prefeito do município já reconheceu que houve excesso dos agentes e a Polícia Civil abriu investigação.

A confusão teria começado quando o idoso, identificado como Jadir, queria entrar em um supermercado com a cachorrinha no colo, porém não foi autorizado. O morador de rua foi impedido pela Guarda de entrar no local, quando a abordagem truculenta começou. Ao redor, as pessoas pedem que os agentes parem com a violência. No entanto, os agentes continuam a render o idoso com agressividade e a cachorra chega a cair no chão, durante a confusão.

Ver essa foto no Instagram

Acredito que todos vocês que moram aqui em São José dos Campos-SP conheçam o senhor Jadir e sua cachorrinha Isabella, inclusive a poucos meses fora feita uma campanha para tirá-los da rua e deu certo, porém hoje por volta das 10hs da manhã ele passou por tal situação no centro da cidade, as pessoas que filmaram, que trabalham próximo ao local me disseram que ele não fez absolutamente nada para passar por tamanho constrangimento, até então o motivo foi ele estar pedindo dinheiro, aparentemente o levaram sem a Isabella (sua cachorrinha) e ainda não sei onde e com quem ela está, pois nota-se no vídeo que ao tentarem tirá-la dele a força ela acaba caindo no chão e sai correndo com medo! O real motivo só saberemos com mais informações trazidas por ambas partes e mais filmagens, seja de câmeras das lojas do calçadão ou do COI. Tenho uma admiração por toda e qualquer instituição pública que sirva para defender os cidadãos de bem, mas não posso admitir nem aceitar tamanha troglodilagem com um idoso e uma cachorrinha idosa, nota-se também que o calçadão inteiro estava ao lado do senhor Jadir, que as pessoas pediam para filmarem aquilo, pediam para os agentes o soltarem, mas sem sucesso! Queremos uma explicação plausível para tal ato senhor Felicio Ramuth SENHOR JADIR E ISABELLA, VOCES NÃO ESTÃO SOZINHOS. ELE ESTÁ SOZINHO NA DELEGACIA, SEM ADVOGADO, E NINGUÉM SABE ONDE ESTÁ A CACHORRINHA!! MAS ESTAMOS INDO PRA LÁ!!!!!!

Uma publicação compartilhada por Esdras Andrade Araujo (@esdrasandradeoficial) em

Segundo o G1, a Polícia Civil instaurou, inicialmente, um boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra o morador de rua. Um dos guardas alegou que Jadir jogou café quente nele. Porém, algumas testemunhas também registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda. Os dois procedimentos serão investigados.

Preocupação com o animal

Jadir foi encaminhado para a delegacia, mas foi liberado em seguida. Um segundo vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a reação do homem após ver o vídeo da abordagem da Guarda. O idoso se emociona ao ver que a cachorrinha, chamada Isabella, caiu do seu colo durante a confusão.

O prefeito se pronuncia

O prefeito do município, Felício Ramuth (PSDB-SP), publicou em suas redes o vídeo da abordagem. Após a repercussão, o político de manifestou em repúdio ao excesso da Guarda. Felício pediu desculpas ao homem abordado e garantiu que cobrará a apuração do caso. “Excedeu muito o limite do razoável”, comentou.

Publicado por Felicio Ramuth em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!