Trini Lopez, cantor do hit ‘La Bamba’, morre por Covid-19 aos 83 anos

trini lopez hammer
Trini Lopez morreu aos 83 anos por complicações da Covid-19 (Reprodução/Instagram/Palm Springs Life)

Trini Lopez, cantor e guitarrista norte-americano, intérprete do sucesso “La Bamba”, morreu nessa terça-feira (11), vítima de complicações da Covid-19, aos 83 anos. Ele morreu em Palm Springs, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Sua música de maior sucesso foi o “If I Had A Hammer”, lançada em 1963. As informações iniciais são da revista Palm Springs Life.

De pais mexicanos e nascido em Dallas, Lopez formou sua primeira banda aos 15 anos. Ele foi descoberto pelo guitarrista Buddy Holly, que o recomendou a seu produtor Norman Petty. Após mudar-se, Lopez conseguiu um show regular tocando na boate PJ, em West Hollywood. Lá, ele chamou a atenção de Sinatra, que o contratou para sua gravadora e o incentivou a atuar.

Sucesso meteórico

Logo em seu álbum de estreia, o Trini Lopez at PJ’s, a música “IF I Had a Hammer” dominou as paradas, chegando a ficar em 3º lugar nos Estados Unidos e no Reino Unidos. Na época, vendeu mais de um milhão de cópias pelo mundo.

No álbum lançado na sequência, os sucessos vieram com uma nova versão de “La Bamba”, de Ritchie Valens, e outros hits como “Lemon Tree”, “I’m comin’ home”, “Cindy”, “Sally was a good old girl”, “Michael”, “Gonna get along without ya’ now” e “The bramble bush”. Com isso, ele foi colocado de vez no circuito do rock.

Lopez gravou mais de 60 álbuns e foi um headliner popular em Las Vegas. Ele foi incluído no Hall da Fama da Música Latina Internacional em 2003 e foi homenageado na Calçada das Fama de Las Vegas em 2008. Um documentário sobre sua vida, intitulado My Name is Lopez, está atualmente em fase de conclusão.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!