Homem comete ato racista contra guarda municipal e vai preso em Contagem

guarda civil contagem
Ato discriminatório foi contra Guarda Civil (Reprodução/Instagram/Guardacivilcontagem)

Um homem foi detido após discriminar, em ato de cunho racista, um guarda civil de Contagem, na Grande BH, nessa quinta-feira (13). O suspeito se recusava a obedecer as orientações do oficial, que pedia para todos colocarem máscaras e manter o distanciamento social. O homem foi levado para a 6ª Delegacia de Polícia Civil da cidade.

De acordo com a Guarda Civil, o oficial orientava pessoas em fila de uma agência bancária, na Praça Silviano Brandão, no Centro. Ele explicava sobre a aglomeração em uma fila no local, sobre a importância do uso de máscaras em lugares públicos e o distanciamento previsto por decreto municipal de enfrentamento à Covid-19.

Todos estavam de acordo com as orientações sobre as medidas preventivas a serem tomadas, mas um homem começou a dirigir uma série de palavras contra o guarda, dizendo que descumpriria as orientações e que o agente de não deveria estar ali, por fazer o que não era serviço dele.

Pessoas na fila começaram a se incomodar com a atitude do cidadão que, novamente orientado, estava descumprindo o decreto. O homem foi até o guarda, continuando com as ofensas, e em um momento fez um gesto que mostrava a cor da pele dele diferente da do guarda, que é negro.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao homem pela própria guarda, sendo conduzido para a delegacia. O homem pode responder por injúria racial, que segundo o artigo 140 do Código Penal, tem como pena de um a seis meses de reclusão ou pagamento de multa.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!