Técnica de enfermagem morre vítima de Covid-19 em BH

tecnica morre covid hospital
Shirlene era técnica de enfermagem e morreu de Covid-19 no Hospital Eduardo de Menezes (Reprodução/Sindibel + Reprodução/Google Street View)

A técnica de enfermagem Shirlene Alves dos Santos, de 53 anos, morreu por Covid-19, na madrugada desta sexta-feira (14). Ela é a terceira profissional de saúde da PBH a perder a vida por conta da doença, junto a Gerônimo, da UPA Barreiro, Célio, do HOB, e a quarta morte da Rede SUS-BH, considerando o falecimento da técnica de enfermagem Jocielle da UPA Centro-Sul. Ao todo, em Belo Horizonte, já são sete profissionais da enfermagem que perderam a vida durante a pandemia.

Segundo o Sindibel (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte), Shirlene fazia parte do grupo de risco por ter diversas comorbidades como hipertensão, asma, diabetes e obesidade, mas não havia sido afastada de suas atividades. Ela trabalhou no dia 7 de agosto, quando sentiu falta de ar e, no dia 8, foi internada na UPA Justinópolis. No dia 9 ela foi transferida para o CTI do Hospital Eduardo de Menezes, onde faleceu às 2h desta sexta-feira.

Reavaliar testagem e equipamentos

Para o presidente do Sindibel, Israel Arimar de Moura, é preciso reavaliar sobre como são feitas as testagens. “Temos que ter um controle maior das testagens. Vamos questionar a prefeitura sobre o protocolo de testagem dos profissionais. Quando um trabalhador testa positivo, queremos que seja feito o exame PCR em todos os outros”, explica.

Moura ainda diz que é preciso olhar também os equipamentos de proteção. “Os técnicos de enfermagem estão na linha de frente no combate da pandemia. É preciso que seja reavaliados os equipamentos de proteção, de forma urgente”.

Outro questionamento do presidente é sobre o não afastamento de profissionais do grupo de risco. “Todos os que morreram faziam parte do grupo de risco, que não é reconhecido pela prefeitura. Eles tinham problemas como diabetes, asma, pressão alta, entre outros. Vamos demandar judicialmente, nesta segunda-feira (17), que haja afastamento de todos do grupo de risco, de forma imediata”, completa.

Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, às 11h, será feito um ato em memória de Shirlene na entrada do CS Paraúna, com 10 minutos de paralisação, às 11h30. O sindicato convocou todos os profissionais de saúde de BH a também paralisarem suas atividades por 10 minutos neste dia, em seus locais de trabalho, em homenagem a Shirlene.

O corpo de Shirlene foi enterrado nesta sexta-feira, às 16h, no Cemitério da Consolação, sendo que às 15h familiares, colegas e amigos fizeram um ato em homenagem a ela na entrada do cemitério.

Secretaria de Saúde se manifesta

Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a SMS-BH (Secretaria Municipal de Saúde) lamentou a morte da profissional. “Sua contribuição e dedicação ao SUS-BH serão sempre lembradas. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, os votos de paz e solidariedade”.

Segundo a SMS-BH, desde março, como medida de prevenção ao contágio, os profissionais com idade superior a 60 anos, as gestantes e os comprovadamente imunossuprimidos, cujas funções impliquem o contato direto com pacientes com suspeita de COVID-19, foram afastados do trabalho presencial, conforme portaria disponível aqui.

A SMS-BH ainda disse que “todos os agentes públicos lotados na Saúde com sintomas da Covid-19 são testados, assim como aqueles assintomáticos com contato domiciliar da doença. Os testes realizados são do tipo RT PCR, conforme nota técnica 030/2020”.

Nota da SMS-BH

“A Secretaria Municipal de Saúde, em nome do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, manifesta sentimento de pesar pelo falecimento de Shirlene Alves, técnica de enfermagem do Centro de Saúde Paraúna, na Regional Venda Nova.

Sua contribuição e dedicação ao SUS-BH serão sempre lembradas. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, os votos de paz e solidariedade.

Desde março, como medida de prevenção ao contágio, os profissionais com idade superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes e os comprovadamente imunossuprimidos, cujas funções impliquem o contato direto com pacientes com suspeita de COVID-19, foram afastados do trabalho presencial, conforme portaria disponível no link: http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1227148

Todos os agentes públicos lotados na Saúde com sintomas da Covid-19 são testados, assim como aqueles assintomáticos com contato domiciliar da doença. Os testes realizados são do tipo RT PCR, conforme nota técnica 030/2020, disponível no link: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2020/nota-tecnica-covid-19-n30_-atualizacao-13072020-.pdf

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – Cievs da Prefeitura acompanha e orienta quanto às medidas necessárias a serem tomadas nas unidades de saúde de Belo Horizonte que tem em seu quadro profissionais confirmados com Covid-19.

Os servidores assintomáticos com contato com esses profissionais são testados por meio do teste rápido (imunocromatográfico), realizado com coleta de sangue. Se o resultado é negativo, o profissional não é afastado, e deve reforçar as medidas de prevenção e monitorar aparecimento de sintomas.

Se o resultado do teste rápido der positivo, o trabalhador é afastado preventivamente e realiza o teste RT-PCR (molecular). Caso o resultado deste exame é positivo, o profissional permanece afastado por 10 dias a partir da data da realização do exame. Se o exame tipo RT-PCR der negativo, o profissional retorna ao trabalho, reforçando as medidas de prevenção e monitorando o aparecimento de sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém diálogo permanente com o Sindicato”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!