Galo sofre com Ceará e o calor, mas vence por 2 a 0 e segue 100%

marrony gol atlético ceará mineirão brasileirão
Marrony garantiu a vitória atleticana com dois gols (Dudu Macedo/Fotoarena/Folhapress)

Por Ana Paula Moreira, especial para o BHAZ

Se no último jogo o Galo foi frenético e marcou três gols em 15 minutos, neste domingo (16), contra o Ceará, no Mineirão, a história foi diferente. O Atlético sofreu para vencer o Vozão por 2 a 0 pela terceira rodada do Brasileirão. Apesar da dificuldade, o triunfo confirma o início animador do time de Jorge Sampaoli, que mantém os 100% de aproveitamento – três vitórias em três jogos. Marrony foi o nome da partida ao marcar os dois gols atleticanos.

Ainda sem vencer no campeonato – e, agora, na Zona de Rebaixamento -, o Ceará vendeu caro essa derrota. A equipe do técnico Guto Ferreira segurou-se firme na defesa e ameaçou bastante nos contra-ataques. Tanto que os gols do Galo só saíram na etapa final, após mudanças do argentino Sampaoli e uma possível bronca no intervalo depois de um primeiro tempo morno.

Com o resultado, o Atlético chegou à liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 9 pontos. Athletico-PR e Inter, que jogam mais tarde, podem tomar o primeiro lugar do Galo nos critérios de desempate. Já o Ceará segue sem vencer na competição, com um empate e duas derrotas. Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o Botafogo, fora de casa, na quarta-feira. O Ceará recebe o Vasco um dia depois, na próxima quinta.

1T morno

Apesar do forte calor nesta manhã de domingo no Mineirão, o jogo entre Atlético e Ceará começou morno. As equipes se postaram bem na defesa, e o início da partida ficou bastante travado. A primeira chance do Galo só saiu aos 11 após cobrança de falta de Hyoran, defendida por Fernando Prass sem grandes dificuldades. O Vozão respondeu dois minutos depois. Lima cruzou rasteiro na pequena área, a bola passou por toda defesa do Atlético, mas Mateus Gonçalvez chegou atrasado para finalizar.

Toma lá, dá cá – e nada de gols

O comportamento de Sampaoli e Guto à beira de campo deixava claro que o comandante atleticano estava insatisfeito com o time, enquanto o treinador visitante parecia gostar do que a equipe mostrava em campo. O time cearense marcava muito bem, dando poucos espaços para o Galo no ataque. Os donos da casa tiveram algumas oportunidades no fim da etapa, mas pecavam sempre nas finalizações. Já o Ceará aproveitava o contra-ataque para chegar com perigo, mas parava na defesa atleticana ou finaliza mal. O primeiro tempo terminou sem gols e bastante equilibrado.

Na mesma!

Como aconteceu em outros jogos do Galo no comando de Sampaoli, a torcida atleticana esperava que uma bronca do argentino no vestiário fizesse o time jogar melhor. Mas isso não foi visto na volta do intervalo. Pelo contrário: no início da etapa final, o Ceará voltou melhor, chegando com mais perigo ao ataque. Nem as substituições de Sampaoli fizeram muito efeito. Arana entrou no lugar de Jair no intervalo e, aos 11, Savarino saiu para entrada de Marquinhos.

Muitas chances, pouco capricho

O Atlético até criou alguns lances, mas errava o último passe. O Ceará respondia no contra-ataque, só que pecava nas finalizações. O Vozão teve três chances, com Lima, Cléber e Jacaré, porém todos erraram o arremate.

Pênalti salvador

Quando o Ceará começava a gostar do jogo, após três ataques perigosos, um lance mudou a história do jogo. Marrony foi puxado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Lima foi punido com o amarelo. O próprio Marrony pegou a bola para cobrar e abrir o placar no Mineirão. Prass ainda indicou o canto, mas foi bola para um lado e goleiro para o outro. O gol do Galo saiu aos 27 e deu mais ânimo aos donos da casa. Depois de abrir o placar, o Atlético passou a jogar com mais ímpeto no ataque e com mais segurança na defesa.

Marrony: o cara do jogo

No fim da partida, o Ceará deu uma pressão no Galo ao buscar o gol de empate. Mas o dia era de Marrony. Após uma chance clara da equipe cearense, o Atlético saiu no contra-ataque e a bola chegou no atacante alvinegro, que saiu em velocidade e chutou forte na saída de Fernando Prass para dar números finais ao jogo.

Atlético faz 2 a 0 no Ceará, vence a terceira e segue com 100% de aproveitamento no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2X0 CEARÁ

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 16 de agosto de 2020, domingo
Horário: 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gol: Marrony, aos 27 e 46 do segundo tempo (Atlético)
Cartão amarelo: Hyoran e Guga (Atlético); William Oliveira, Luiz Otávio, Lima e Fabinho (Ceará)

ATLÉTICO: Rafael, Guga, Réver, Junior Alonso e Allan; Jair (Guilherme Arana), Franco e Hyoran (Fábio Santos); Keno (Léo Sena), Marrony e Savarino (Marquinhos)
Técnico: Jorge Sampaoli

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Willian Oliveira (Charles), Fabinho, Lima (Victor Jacaré), Fernando Sobral (Wescley) e Mateus Gonçalves (Rick); Rafael Sóbis (Cléber)
Técnico: Guto Ferreira

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!