Em ‘lance de rúgbi’, Maurício garante os primeiros pontos positivos do Cruzeiro

figueirense cruzeiro campeonato brasileiro série b
Cruzeiro vence a terceira seguida e chega aos primeiros pontos positivos na B (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Por Lohanna Lima, especial para o BHAZ

Habemus três pontos! Depois de vencer as primeiras duas partidas na Série B do Campeonato Brasileiro e se livrar da pontuação negativa, o Cruzeiro pôde, enfim, comemorar os primeiros três pontos positivos na competição. Com gol marcado por Maurício, nos acréscimos da primeira etapa, a equipe celeste bateu o Figueirense, por 1 a 0, no estádio Orlando Scarpelli neste domingo (16), em jogo válido pela 3ª rodada.

O resultado mantém o Cruzeiro com 100% de aproveitamento na competição e ajuda a equipe no critério de desempate, uma vez que possui o maior número de vitórias entre todos os concorrentes que somaram três pontos até aqui. Com isso, o Cruzeiro saiu da zona de rebaixamento direto para o 9º lugar.

Com apenas dois empates e na 17ª colocação, o Figueirense tentará o primeiro triunfo na Série B do Brasileirão na próxima quarta-feira, contra o Sampaio Correa, às 16h30, no estádio Castelão. Já o Cruzeiro volta a campo na quinta-feira (20), no Mineirão. A equipe celeste receberá a Chapecoense, que ocupa a 6ª colocação na competição, com quatro pontos conquistados em uma vitória e um empate.

Sem empolgar

É verdade que Figueirense e Cruzeiro tentaram muito chegar ao ataque na primeira etapa, mas as duas equipes tiveram muitas dificuldades de transformar essas investidas em chances claras de gol. O melhor momento celeste foi aos 9 minutos, quando Régis avançou pela direita, chegou ao fundo e cruzou para a área buscando Marcelo Moreno. No entanto, o boliviano cometeu falta no goleiro Sidão. Já o Figueira chegou com maior perigo aos 36 em uma finalização de Marquinho, que passou à direita do gol defendido por Fábio.

Comissões exaltadas

Aos 43, Ariel Cabral saiu jogando mal e proporcionou um contra-ataque para a equipe do Figueirense. Cacá tentou cortar no meio-campo e os jogadores da equipe catarinense foram para cima do árbitro pedindo um cartão amarelo para o zagueiro celeste, pois entenderam que ele havia utilizado o braço na jogada. Os ânimos exaltados seguiram para o banco de reservas, onde as duas comissões técnicas discutiram sobre o lance.

Lance de rúgbi?

Quando parecia que as duas equipes iriam para o vestiário com a igualdade no placar, o meia Maurício tratou de abrir o placar em um lance que mais pareceu rúgbi do que futebol. Stênio avançou com ousadia pelo lado direito e tocou para Régis. A partir daí, os jogadores das duas equipes se embolaram dentro da área – os celestes tentavam finalizar a todo custo – e os catarinenses lutavam para afastar o perigo. A bola sobrou na meia-lua e, de forma inteligente, Ariel Cabral rolou para Maurício. O meia acertou um lindo chute no ângulo do gol de Sidão.

Retorno com mudanças

O técnico Enderson Moreira aproveitou o intervalo para mexer no meio-campo celeste ainda no vestiário. Amarelado na primeira etapa, Jadsom deu lugar ao volante Machado. Com a bola rolando no segundo tempo, o técnico celeste não esperou muito e fez outras duas alterações antes dos 15 minutos. Cacá foi substituído por Marlon e Régis deu lugar a Claudinho.

Figueirense mais exposto

Ciente de que precisava buscar o empate, o Figueirense passou a fazer mais investidas no ataque do que no primeiro tempo. Apesar da insistência e de até ter mais posse de bola, os catarinenses seguiam com dificuldade de fazer com que o esforço fosse recompensado com chances claras. Muito bem postado, o Cruzeiro apertou a marcação e esperava para jogar no contra-ataque.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0 X 1 CRUZEIRO

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 16 de agosto de 2020, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Tiago Gomes da Silva (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
Cartões amarelos: Patrick e Brunetti (Figueirense); Jadsom e Ariel Cabral (Cruzeiro)

GOL: Maurício, aos 45 do 1ºT (Cruzeiro)

FIGUEIRENSE: Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Mateus Brunetti (Gabriel Lima); Geovane, Patrick (Elyeser), Keké (Arouca), Marquinho e Diego Gonçalves; Éverton Santos (Lucas Henrique).
Técnico: Raul Cabral

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Cacá (Marllon), Léo e Patrick; Jadsom (Machado), Ariel Cabral, Régis (Claudinho), Mauricio (joão Lucas) e Stênio (Thiago); Marcelo Moreno.
Técnico: Enderson Moreira

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!