Covid-19: Média de transmissão aumenta e BH chega a 813 mortos

medição temperatura shopping cidade
Capital já soma quase 29 mil infectados pela doença (Moisés Teodoro/BHAZ)

Belo Horizonte registrou novos cinco mortos por Covid-19 desde a última sexta (14). Com isso, o número de vítimas da doença na capital chegou a 813, conforme dados divulgados hoje (17) pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Além disso, foram notificados mais de 600 novas pessoas infectadas, totalizando 28.649 casos confirmados na cidade.

Outro número que também subiu foi a média de transmissão da doença em BH. Os números do boletim mais recente indicam que cada pessoa infectada pelo coronavírus na capital leva a doença para, em média, 0,99 outras. Ainda na sexta, esse número era de 0,91 – e mesmo na ocasião, já estava mais alto do que nos dias anteriores.

Apesar de as mulheres continuarem sendo maioria entre os infectados pela Covid-19 na capital, os homens ainda lideram entre as mortes. Das 813 pessoas que perderam a batalha para a doença, 449 foram homens. A idade avançada, principal fator de risco relacionado ao vírus, também continua preocupante.

Ocupação de leitos

Um dos fatores que sempre atrai a atenção da população por ser determinante para o funcionamento das atividades do comércio, a taxa de ocupação de leitos de UTI voltou a cair. Dede a última sexta, a porcentagem de utilização de leitos das redes pública e privada somadas passou de 64,6% para 63,8%.

Já entre os leitos de enfermaria, reservados para pacientes com quadros menos preocupantes, a taxa de ocupação se mantém em 48% e ocupa a categoria verde – a mais segura – da escala de risco à estrutura da Saúde.

Reforce a proteção contra o vírus

Para evitar a propagação da Covid-19, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória. São elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!