Contrato de empresa que administraria Hospital de Campanha está parado

Hospital de Campanha de Minas Gerais
Hospital de Campanha de Minas Gerais está ocioso (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O Governo de Minas não assinou o contrato com a empresa que faria a administração do Hospital de Campanha instalado no Expominas, no Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18) pelo secretário adjunto de saúde, Marcelo Cabral. Segundo ele, com a ausência de demanda, o Estado não terá prejuízo com a realocação dos profissionais contratados para operar a estrutura.

“Devido a não necessidade de abertura, não houve assinatura de contrato e isso não traz impacto financeiros para o Estado, já que a remuneração não acontecerá”, disse Marcelo. “O chamamento e seleção da OS [Organização Social] permanecem em stand-by, podendo ser acionado a qualquer momento, caso exista a necessidade, não havendo impacto financeiro para Minas Gerais”, acrescentou.

Nessa segunda (17), os profissionais de saúde designados para atuar no hospital de campanha de Belo Horizonte foram comunicados de que seriam redirecionados para trabalharem em outros hospitais estaduais, já que, segundo a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a demanda pelos leitos da estrutura não é suficiente. De acordo com Marcelo Cabral a mudança de setor dos profissionais estava prevista em contrato.

O secretário de saúde, Carlos Eduardo Amaral, explicou nessa segunda, que os motivos da realocação foram “a ausência de demanda pelos leitos do hospital de campanha; a melhoria do percentual de ocupação dos leitos no estado, em especial na região Central; e a tendência de redução dos casos de Covid-19 no estado”.

Números

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta terça-feira (18), Minas Gerais registra 177.787 casos confirmados de Covid-19 e 4.306 óbitos causados pela doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 2.072 casos e 83 novas mortes. Confira o que mudou em relação ao boletim de ontem:

  • 177.787 casos confirmados (aumento de 1,7%)
  • 4.306 óbitos confirmados (aumento de 1,9%)
  • 29.349 casos em acompanhamento (queda de 0,08%)
  • 144.132 casos recuperados (aumento de 1,7%)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!