Marcas alemãs lideram lista de recalls de carros no Brasil, diz estudo

Recalls no semestre
Foto: Pixabay

As alemãs estão entre as marcas que mais realizaram recalls no primeiro semestre no Brasil. A poderosa Mercedes-Benz, dona de carros luxuosos, caros e cheios de tecnologia, ocupa a primeira colocação a lista, segundo estudo do aplicativo Papa Recall.

recall do Mercedes AMG G63
O AMG G63 da Mercedes-Benz se envolveu em quatro recalls no Brasil no semestre (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

Recall é uma prática comum quando uma empresa detecta algum possível defeito de fabricação de seus produtos e convoca seus clientes para o reparo ou troca da peça estragada.

Os especialistas alertam que atender ao chamamento dos recalls são muito importantes. É uma questão de segurança e o consumidor não paga nada.

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O levantamento do aplicativo mostra que o modelo AMG G63, que custa cerca de R$ 1,2 milhão, se envolveu em quatro campanhas nos primeiros seis meses do ano. Seus proprietários foram convocados para correção de defeitos de fabricação em portas dianteiras, turbocompressor, módulo de travamento diferencial traseiro e trava de segurança infantil traseira.

A marca alemã foi responsável por seis do total de 34 convocações realizadas por 18 montadoras no Brasil. Elas envolveram 85 modelos únicos de carros de passeio e comercial leves.

Problema no teto

Ainda segundo o app, o teto solar foi alvo de duas campanhas da Mercedes no ano. Outros recalls dessa montadora tiveram o objetivo de corrigir eventuais defeitos nas portas dianteiras.

Depois da Mercedes, BMW, Porsche e Fiat lideram o ranking de recalls. Juntas, responderam por metade de todos os chamados.

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O número de companhias participantes representa queda de 21% em relação a igual período do ano passado, enquanto o total de modelos foi 36% menor. O Papa Recall ressalta que não houve campanhas em maio. 

recall do BMW 330 da Série 3
BMW 330 apresentou problemas no airbag (Foto: BMW/Divulgação)

Base de dados

As 18 empresas correspondem a 43% das montadoras constantes na base de dados do estudo, um índice que aponta para redução de 13% em referência ao mesmo semestre de 2019.

O teto solar foi alvo de duas campanhas da Mercedes Benz. Uma envolveu o modelo A250 Vision 2018. A outra foi dirigida a modelos das linhas C, AMG, E, CLK e CLS.

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Outros recalls dessa montadora tiveram o objetivo de corrigir eventuais defeitos nas portas dianteiras (AMG G 63 – 2018), turbocompressor (modelos AMG, E, S e G63), módulo de travamento do diferencial traseiro (AMG G 63 -2018 e 19) e trava de segurança infantil das portas traseiras (AMG G63).

recall do Porsche Cayenne
Porsche Cayenne sofreu com risco de vazamento de combustível (Foto: Porsche/Divulgação)

Outras alemãs

As quatro campanhas da BMW foram dirigidas à correção de defeitos em airbag do condutor (modelos 323, 328 e 330), no sistema Isofix (modelos X6), sistema de transmissão (M5 2019) e brake light (M6 Gran Coupé de 2013 a 2019).

Os chamamentos da Porsche buscam reparar problemas em luzes de alerta (911 Carrera 2019), sistema de combustível (Macan 2013 a 2018), risco de vazamento de combustível (Cayenne) e no sistema de transmissão (Cayenne e Cayenne Coupé 2019).

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Na Fiat, foram identificados defeitos em coxins de absorção com risco de vazamento de combustível na Toro Diesel, nos sistemas de freios de todos os modelos do Mobi e no sistema de airbag e volante do Gran Siena Attractive 1.0 e 1.4.

recall do Fiat Toro
Sistemas de freios da Toro tiveram que ser revisados (Foto: Studio Cerri)

Segurança

Para o CEO do aplicativo, Vinícius Melo, os tipos de problemas detectados mostram a importância de estar com o recall em dia. “É uma segurança para proprietário, familiares e terceiros”, observa.

Segundo ele, o airbag ainda segue como um dos principais motivadores das campanhas de recalls. “No primeiro semestre de 2020, esse dispositivo de segurança esteve presente em 8 convocações diante de um total 34 ações de recall, envolvendo 7 montadoras”, diz. 

A Honda gerou dois recalls, sendo um para desativar e outro para substituir em definitivo a bolsa de ar do lado do motorista. Envolveu cerca de 35 mil unidades entre os modelos Civic, Accord, CR-V e Odyssey.

Eis a lista das montadoras e modelos envolvidos em campanhas para correção.

Em airbags: 

  • BMW – 323Ci, 323i, 328Ci, 328i e 330i
  • Nissan – Sentra, Frontier e Pathfinder
  • Subaru – Legacy, Outback, Impreza, WRX, STI e Forester
  • Chevrolet Montana (2019)
  • Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (desativar airbag do motorista) 
  • Honda – Civic, Accord, CR-V e Odyssey (substituir airbag do motorista)
  • Fiat – Grand Siena Attractive 1.0 e 1.4
  • Volkswagen – Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol, Voyage, Polo e Polo Sedan

Em sistema de combustível:

  • Ford – Ranger 2.2L diesel (2019 e 2020)
  • CAOA – Chery Arrizo 5 1.5 turbo (2018 e 2019)
  • Fiat – Toro Diesel (2018 a 2020)
  • Porsche – Macan, Macan S, Macan GTS e Macan Turbo (2013 a 2018)
  • Audi – TT RS Coupé 2.5, TT S Coupé 2.0 e TT S Roadster 2.0 (2015 a 2018)
  • Peugeot – Expert (2017 a 2019)
  • Citroën – Jumpy (2017 a 2019)
  • Porsche – Cayenne Turbo, Cayenne Turbo S E-Hybrid,
  • Cayenne – Turbo Coupé e CayenneTurbo S E-Hybrid Coupé

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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