Nova Lima usa brecha do governo e reabre comércio e restaurantes

nova-lima-comercio
Prefeitura determinou a retomada das atividades econômicas (Divulgação/Prefeitura de Nova Lima + Reprodução/WhatsApp)

A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou a reabertura do comércio não essencial desde ontem (18). De acordo com a gestão municipal, a flexibilização permite o retorno de restaurantes. No entanto bares, academias, clubes e feiras ainda estão impedidos de funcionar.

De acordo com o programa Minas Consciente, do Governo de Minas, Nova Lima está na onda vermelha, que permitiria o funcionamento apenas do comércio não essencial. Entretanto, a cidade aproveitou uma brecha (entenda mais abaixo) do programa para manter a flexibilização até o dia 29 de agosto. Betim também seguiu o mesmo caminho (relembre).

Segundo o decreto da Prefeitura de Nova Lima (leia na íntegra aqui), o comércio poderá funcionar observando regras de distanciamento e disponibilizando álcool para os clientes. A medida também vale para restaurantes, que poderão funcionar com atendimento de clientes no local, com um terço da capacidade de clientes e mantendo distanciamento de dois metros.

Brecha

A flexibilização é permitida pela Deliberação 78, publicada pelo Governo de Minas, na última quarta (12). A decisão determina que o Comitê Extraordinário Covid-19 avalia a contabilização de leitos da rede privada para reavaliar a situação das cidades que contam com essa estrutura.

O prazo para esse levantamento pode durar até 15 dias. Enquanto isso, de acordo com a deliberação, as macrorregiões que contarem com “hospital privado equipado com leitos em unidades de terapia intensiva e que atenda exclusivamente a rede suplementar de saúde” poderão seguir decretos independente do Minas Consciente.

Abre e fecha

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Nova Lima anuncia a abertura gradativa do comércio local. Em maio, a cidade permitiu a volta do comércio, incluindo bares e restaurantes.

Houve o registro de aglomerações e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), chamou Vitor Penido (DEM), mandatário em Nova Lima, para conversar (relembre aqui). Após isso a cidade proibiu a venda de bebidas alcoólicas e determinou a permanência de clientes por no máximo 1 hora nos restaurantes.

Desde o dia 1º de agosto, a cidade aderiu ao Minas Consciente e os serviços não essenciais foram obrigados a manter as portas fechadas em Nova Lima.

Covid-19 em Nova Lima

Segundo os dados do boletim epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), divulgado nesta quarta-feira (19), Nova Lima tem 1.982 infectados pelo novo coronavírus e 14 mortes em decorrência da Covid-19.

Reforce a proteção contra o vírus

Autoridades de saúde orientam que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!