Covid-19: BH ultrapassa 30 mil infectados e mortos chegam a 873

medicao temperatura comercio
Dois dos três principais indicadores da doença na capital estão na zona amarela (Moisés Teodoro/BHAZ)

Belo Horizonte ultrapassou a marca dos 30 mil casos confirmados de Covid-19 nesta quinta-feira (19). Apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 615 novos casos e 18 novas mortes. Com isso, a capital acumula, além dos milhares de infectados, 873 vítimas da doença, conforme o último boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

A velocidade de transmissão do vírus, que começou a subir ainda nesta semana, está na zona amarela, que indica um risco intermediário à estrutura da Saúde. Segundo os dados da prefeitura, cada pessoa infectada pelo coronavírus na capital transmite a doença para, em média, 1,01 outras pessoas.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI, outro indicador essencial para determinar a tomada de decisões em relação à pandemia, também está na faixa amarela. Atualmente, cerca de 60% da capacidade total de leitos – entre as redes pública e suplementar – está ocupada. Por outro lado, a ocupação dos leitos de enfermaria continua no nível menos alarmante: apenas 49% da estrutura disponível está sendo utilizada.

Vítimas

Entre aqueles que perderam a batalha contra a Covid-19 na capital, os homens continuam sendo maioria. Até hoje, 483 pessoas do sexo masculino morreram por causa da doença, enquanto, entre as mulheres, esse número é de 390. A maioria das vítimas tinha 60 anos ou mais.

Além da idade, principal fator de risco, os números na capital também indicam a necessidade de aumentar os cuidados com aqueles que sofrem de outras doenças – 97% das vítimas tinha pelo menos um fator de risco ou comorbidade. Entre as principais registradas, estão as doenças do coração, do pulmão e o diabetes.

quadro comorbidades pbh
Maioria das vítimas tinha algum fator de risco ou comorbidade (Divulgação/PBH)

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!