Metrô de BH muda horário de funcionamento a partir de segunda

Metrô de BH
Horários do metrô foram alterados para atender a demanda do público (Amanda Dias/BHAZ)

Por conta da ampliação da abertura do comércio na capital anunciada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) nessa quinta (20), o metrô da capital terá os horários modificados a partir da próxima segunda (24), dia em que passa a valer a mudança nos protocolos da prefeitura, que deve causar um aumento na circulação de pessoas na cidade.

De acordo com a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que faz a gestão do transporte em BH, o metrô passa a operar de segunda a sexta de 5h40 às 20h30. Aos sábados e domingos, quando apenas o comércio essencial está autorizado a funcionar, o sistema volta à fase controle com trens circulando das 5h40 às 9h e das 16h10 às 20h.

Funcionamento do Metrô
FasesHorários
Fase 1:  segunda a sextaDas 5h40 às 20h30, com circulação Ininterrupta
Fase Controle: sábado e domingoDas 5h40 às 9h e das 16h10 às 20h
(Divulgação/CBTU)

“A alteração visa garantir a expansão da oferta de transporte público a todos os trabalhadores essenciais, ao mesmo tempo que promove o redimensionamento do número de trens em circulação para os dias em que o comércio opera de modo restrito na capital”, disse a CBTU.

Ônibus

Nessa quinta, a BHTrans se reuniu com integrantes do Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) para debater os impactos do aumento da flexibilização no transporte público.

Procurado, o sindicato disse que haverá um estudo para que o número de coletivos consiga atender de maneira eficiente a demanda. A BHTrans informou que “caso necessário, adequações serão feitas. Os quadros de horários do transporte coletivo serão todos revisados, em especial nas faixas anteriores ao início de jornada e faixa posterior ao término”, disse a autarquia (confira na íntegra abaixo).

A BHTrans também informou que vai manter a fiscalização por 24h para garantir que os decretos municipais sejam cumpridos. Até o dia 14 deste mês, foram aplicadas 9.731 autuações aos consórcios por descumprimento das regras.

Nova reabertura

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou nessa quinta (20) que os dias de funcionamento do comércio na capital foram ampliados. A partir da próxima semana, os lojistas poderão funcionar de segunda a sexta-feira – atualmente, os estabelecimentos podem abrir três dias, de quarta a sexta. 

Kalil pediu à população que continue respeitando e seguindo as determinações sanitárias, pois não está descartado o fechamento da cidade, caso os números voltem a aumentar. “Esta abertura gradual, com calma, depende de todos você. Fizemos esforço demais, sofremos demais. Queremos preservar vidas. A crise econômica vamos resolver, sem dúvidas, no ano que vem”, destacou.

A partir da próxima segunda-feira, o comércio de BH poderá funcionar com as seguintes normas:

  • Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas; segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Salões de beleza (cabeleireiros, manicures e pedicures): terça a sexta-feira, entre 11h e 20h; sábado, entre 9h e 17h; em shopping centers, entre 12h e 20h;
  • Shopping centers, segunda a sexta, entre 12h e 20h. No caso das praças de alimentação em shoppings, para consumo no local, o funcionamento, nesse primeiro momento, será das 12h às 15h. Válido a partir de 24/8. (Sem bebida alcoólica);
  • As atividades em drive-in não terão restrição de dias de funcionamento, mediante procedimento de autorização junto à Prefeitura. Voltam também a funcionar sem restrição de dia e horário o Comércio varejista de artigos de óptica e de artigos médicos e ortopédicos contemplados na fase de controle;
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias (Funcionamento para consumo no local): De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. (Sem bebida alcoólica);
  • Parques Públicos (Funcionamento a partir do dia 29 de agosto. De quinta-feira a domingo, das 8h às 17h): Entrada mediante agendamento on-line, com distribuição de senhas limitadas. Ver capacidade dos parques, dias e horários de funcionamento, regras de visitação e agendamento no Portal da PBH.

Nota BHTrans

A BHTRANS já alinhou com as empresas de ônibus sobre os impactos do acréscimo de demanda com a abertura do comércio em novos dias e a autorização para que restaurantes atendam clientes nos horários permitidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e estruturou as adequações necessárias para minimizar o fluxo.

A avaliação da operação do sistema de transporte da capital é feita diariamente pela BHTRANS e, caso necessário, adequações serão feitas.Os quadros de horários do transporte coletivo serão todos revisados, em especial nas faixas anteriores ao início de jornada e faixa posterior ao término.

A fiscalização dos serviços de transporte público gerenciados pela BHTRANS/PBH é realizada diariamente e nas 24 horas do dia por meio de seus agentes em campo, por meio dos sistemas informatizados de monitoramento da operação e por meio das câmeras de acompanhamento disponibilizadas no Centro de Operações da Prefeitura (COP). Os agentes em campo, realizam diversas fiscalizações nos pontos finais das linhas, nas estações, nos pontos de embarque e desembarque e em pontos de observação ao longo dos itinerários visando sempre o cumprimento dos decretos municipais que estabelecem os procedimentos que devem ser seguidos pelas concessionárias do serviço de transporte público por ônibus. Durante este período de operação especial em função do enfrentamento à pandemia da COVID-19, são realizadas reuniões diárias como as concessionárias visando a melhoria contínua dos serviços ofertados aos usuários por meio de ajustes que se mostrarem necessários.

O descumprimento dos decretos geram autuações para os consórcios. Desde o início do isolamento social, em 17/3/2020, com a publicação da Portaria BHTRANS Nº 046/20 20 e, posteriormente, com o decreto 17.362 (22/05/2020), que dispõe sobre as medidas voltadas à prevenção da disseminação da epidemia de Covid-19 no transporte coletivo por ônibus do Município, até o dia 14/08/2020, foram aplicadas 9.731 autuações aos consórcios por descumprimento das diretrizes estabelecidas“.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!