‘Pagode clandestino’ tem aglomeração em plena pandemia em BH

pagode dus anjos
Evento clandestino reuniu várias pessoas (Reprodução/Instagram)

Pessoas aglomeradas, sem máscaras e curtindo um pagode em plena pandemia do novo coronavírus. Assim foi a noite de sábado (22) na espeteria Dus Anjos Guarani, na região Norte de Belo Horizonte. O evento desrespeitou o decreto municipal que proíbe eventos em casas noturnas. O proprietário do local alega que “não sabia” da festa e afirma que vai tomar “providências”.

Nas páginas da espeteria, uma live foi divulgada durante a semana. O evento intitulado de “Chocô Live na Dus Anjos”, supostamente, contaria somente com a presença de músicos, incluindo um DJ. A publicação dizia que o show seria transmitido pelo Instagram a partir das 21h. Em uma nova publicação, os seguidores foram informados que seria realizado um sorteio para pessoas participarem do encontro.

Os responsáveis pela postagem não informaram quantos convidados seriam sorteados e divulgaram um telefone para os interessados entrarem em contato. A casa ressaltou que “as regras da pandemia” seriam respeitadas, dando a entender que não haveria aglomeração.

dus anjus publicacao
O convite foi apagado das redes sociais do estabelecimento após a publicação desta matéria (Reprodução/@dusanjus_guarani/Instagram)

Aglomeração

Frequentadores da casa postaram nas redes sociais mostrando que havia várias pessoas no “pagode clandestino”, como um deles definiu o evento. Nas imagens é possível ver o público aglomerado, consumindo bebidas alcoólicas e sem o uso de máscaras em um galpão fechado. A live prometida, na verdade, não aconteceu. “Cadê a live?” e “Estou até agora esperando também” comentaram seguidores.

pagode clandestino
Frequentadores postaram fotos nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

O DJ Matheus Bk foi uma das atrações e após ser procurado pelo BHAZ informou, por meio de nota, que foi convidado por “organizadores do evento” para uma live. “Compareci ao evento no horário combinado e fui embora assim que acabou minha participação”, alega em um dos trechos da nota que pode ser lida na íntegra abaixo.

‘Não sabia’

O evento da espeteria descumpriu o decreto vigente da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) que proíbe que casas noturnas e bares funcionem ou promovam festas. Em entrevista ao BHAZ, o proprietário da Dus Anjos, Philipe Teodoro, disse que “não sabia” que haveria a presença do público e contou que está fora da capital.

“Eu tinha liberado a casa para uma live dos músicos que tocam na casa e aconteceu isso aí. Estou em São Paulo e chegando em Belo Horizonte vou tomar conhecimento disso. Eu não sabia que ia acontecer este evento desta proporção. Tá maluco”, disse.

Teodoro disse estar preocupado com a situação visto o risco de contágio pelo novo coronavírus. “Estou chateado e preocupado. Sou contra o que aconteceu e sou um dos prejudicados com a pandemia. Sou totalmente contra o que aconteceu. Lá estava muito cheio. Muito complicada esta situação”, completou.

Denúncias

A PBH divulga a Ouvidoria como canal oficial para o recebimento de denúncias sobre estabelecimentos que permanecem abertos descumprindo determinações do Decreto 17.304/2020 – que estabeleceu o fechamento de vários tipos de comércios na cidade.

O objetivo da norma é evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio pelo coronavírus. A denúncia é sigilosa e pode ser feita no portal da PBH. Basta clicar no canto direito em “Fale Conosco” e, em seguida, em “Ouvidoria”. O cidadão também poderá ligar para o telefone 156 para indicar alguma irregularidade.

Nota do DJ Matheus Bk na íntegra

“Os organizadores do evento me convidaram para fazer uma participação em uma live, a qual compareci com minha equipe. Compareci ao evento no horário combinado e fui embora assim que acabou minha participação”.

Edição: Marcela Gonzaga
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!