Minas terá testes de Covid-19 a partir de amostras de saliva

teste covid swab
O teste, segundo a SES-MG, é mais simples do que a coleta com o swab (IMAGEM ILUSTRATIVA/Shutterstock)

Após 5 meses de pandemia de Covid-19 no Brasil, o Governo de Minas Gerais começará a oferecer uma nova modalidade de teste para detecção da doença que pode, no futuro, possibilitar uma ampliação da testagem no estado. A partir desta semana, as redes de laboratório receberão treinamento para implementar a modalidade de coleta por saliva para o exame RT-PCR, dispensando o uso do swab – a haste flexível usada atualmente na coleta de amostras no nariz e na garganta.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, a coleta da amostra pela saliva torna o exame mais simples. “Ele dispensa o uso do swab, que, muitas vezes, temos dificuldade de adquirir. Para exames em crianças, por exemplo, também fica mais fácil. No caso de uma pessoa que não consegue cuspir, como quando está sedado em terapia intensiva, se mantém o swab”, explicou nesta segunda-feira (24).

A efetividade do exame a partir de amostras coletadas pela saliva foi comprovada por um estudo conduzido pela Coordenação Estadual de Laboratório e Pesquisa, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Foram avaliadas 660 amostras na pesquisa e os resultados “demonstram ótima concordância entre as amostras de saliva e swab, indicando que as amostras de saliva podem ser utilizadas como material biológico para diagnóstico molecular de Covid-19”, segundo edição especial do boletim epidemiológico da SES-MG.

“O teste com amostra de saliva, além de ser mais simples, não interfere no tempo para processamento do exame e é mais confortável para a pessoa que é submetida ao exame. Não precisar do swab é menos um insumo que tem risco de desabastecimento, então aumenta a chance de podermos, num universo de tempo mais curto, expandir ainda mais as indicações para a coleta do exame”, adiantou o secretário de Estado de Saúde na última quinta-feira.

Covid-19 em Minas

O secretário Carlos Eduardo Amaral também afirmou, hoje, que o estado pode estar pode estar caminhando para uma tendência de saída do platô da epidemia de Covid-19. Segundo ele, os registros de óbitos pela doença ainda evidenciam que Minas está no platô, mas outros indicadores sugerem uma queda.

“Hoje, o platô se configurou com muita clareza, mas ainda não sabemos se estamos nele ou se já passamos. Os indicadores de percentual de casos positivos estão com tendência de queda, o percentual de solicitação de internação também, e a ocupação de leitos também. Nos óbitos, ainda temos um platô, iniciando uma tendencia à queda. Neste momento, estamos começando a ver alguns sinais de que estamos passando do platô e começando a queda”, pontuou o secretário.

Minas Gerais registra, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG hoje, 195.920 casos confirmados de Covid-19 e 4.805 óbitos causados pela doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.306 novos casos e 15 óbitos. Veja o que mudou em relação ao boletim de ontem:

  • 195.920 casos confirmados (aumento de 0,6%)
  • 30.976 casos em acompanhamento (aumento de 0,9%)
  • 160.139 casos recuperados (aumento de 0,6%)
  • 4.805 óbitos confirmados (aumento de 0,3%)
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!