Covid-19: Dados de pacientes de cidade mineira vazam nas redes sociais

ambulância paciente hospital
Dados de pacientes foram compartilhados no WhatsApp (FOTO ILUSTRATIVA – Amanda Dias/BHAZ)

Dados da Secretaria de Saúde de São Lourenço, no Sul de Minas, vazaram nas redes sociais. A suspeita é de que as informações sigilosas sejam relacionadas à pacientes diagnosticados com Covid-19. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. A cidade tem 222 casos confirmados da doença e quatro mortes.

Os dados foram invadidos no último final de semana conforme informou a prefeitura por meio de nota publicada nas redes sociais. “Na noite deste sábado (22) o sistema da Vigilância Epidemiológica foi invadido e algumas informações sigilosas do setor foram divulgadas pelos WhatsApp”, afirmou o Executivo municipal em um dos trechos da publicação.

Uma equipe vem trabalhando, desde o início da pandemia, no atendimento da população e, consequentemente, com as informações sobre o novo coronavírus em São Lourenço. A prefeitura ressalta que a equipe é composta por “profissionais responsáveis e de total confiança”.

Ver essa foto no Instagram

?A Prefeitura de São Lourenço, através da Secretaria de Saúde, vem a público informar que na noite deste sábado (22/08) o sistema da Vigilância Epidemiológica foi invadido e algumas informações sigilosas do setor foram divulgadas pelos WhatsApp. Ao tomar conhecimento do assunto, a Secretaria acionou a Polícia Militar que prontamente registrou o Boletim de Ocorrência (N. 2020 – 040638794-001 às 00h53). Desde o início da Pandemia, a mesma equipe de funcionários trabalha com o atendimento a população e com as informações do Covid19, tratando-se de uma equipe de profissionais responsáveis e de total confiança. A Secretaria lamenta o ocorrido e repudia este tipo de atitude, ressaltando que o fato configura crime previsto no Artigo 154-A do Código Penal, e a investigação será realizada pela Polícia Civil. Vale destacar ainda que as informações sobre o COVID19 são sempre divulgadas nos canais oficiais, e qualquer outro meio pode se tratar de notícias falsas, com intuito de confundir o internauta. Por isso, solicitamos atenção e cuidado dos usuários antes de repassar informações. Por fim, solicitamos aos internautas que possam vir a receber qualquer uma destas informações que foram divulgadas de forma ilegal, que não compartilhem com ninguém.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de São Lourenço (@prefeituraslmg) em

Crime

A invasão dos dados é crime, conforme o artigo 154-A do Código Penal. “Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita”, diz a lei.

A prefeitura alertou a população que as informações sobre Covid-19 são “sempre divulgadas nos canais oficiais, e qualquer outro meio pode se tratar de notícias falsas, com o intuito de confundir o internauta. “Solicitamos atenção e cuidado dos usuários antes de repassar as informações”. Ainda foi pedido para as pessoas não compartilharem as informações vazadas, caso as recebam.

Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico, São Lourenço tem 222 casos confirmados de Covid-19, seis casos em acompanhamento, 212 pacientes recuperados e quatros mortes, até ontem. Quatro pacientes estão internados em leitos clínicos e cinco em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A maioria dos pacientes infectados têm entre 30-39 anos.

Em Minas Gerais o número de infectados pelo novo coronavírus chegou a 198.736, nesta terça-feira (25). O total de óbitos alcançou a marca de 4.847 vítimas. Mais de 162 mil se recuperaram, enquanto outras 31.349 estão em acompanhamento.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!