Frio deixou população em casa e evitou transmissão da Covid-19, diz SES

frio casal praça da liberdade belo horizonte
Secretário alertou para o risco de doenças respiratórias no frio, mas acredita que este é um ‘ano atípico’ (Amanda Dias/BHAZ)

O frio registrado em Minas Gerais nos últimos dias pode, ao contrário do que é esperado em relação às doenças respiratórias, contribuir para uma diminuição da transmissão da Covid-19 no estado. A observação foi feita pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que afirma que as temperaturas baixas fizeram grande parte da população ficar em casa, em vez de sair para as ruas e aglomerações.

Carlos Eduardo Amaral reforçou, nesta terça-feira (25), que as doenças respiratórias transmitidas por vírus podem apresentar um aumento durante o inverno, já que as pessoas ficam aglomeradas em ambientes fechados e com pouca ventilação. Por outro lado, para o secretário, este ano é um “ano atípico”, em que a sociedade está mais sensibilizada com a prevenção contra a Covid-19 e evita aglomerações.

“Entendo que nós temos, de forma global, conhecimento prévio de que a aglomeração vinculada ao frio aumenta a transmissão, mas tem uma coisa que eu achei interessante. Nesse final de semana, em que tivemos um frio muito grande, a grande maioria das pessoas ficou em casa, não foi para a rua, para ambientes em que tivesse uma aglomeração com terceiros. Isso, de forma geral, é o que nós esperávamos, porque isso evita a transmissão da Covid-19”, afirmou o secretário, ao ser questionado se a queda de temperatura deve influenciar nos números da pandemia em Minas.

Na manhã de hoje, Belo Horizonte esbarrou no recorde do dia mais frio do ano, registrando 8,4ºC na estação meteorológica da Pampulha, por volta das 6h (leia aqui). De acordo com o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Claudemir de Azevedo, o Sul de Minas foi a região mais afetada pelo frio nesta terça. “Na cidade de Caldas, a mínima foi de 0,9ºC, com geada entre 6h e 7h. Já em Monte Verde, os termômetros chegaram a 3,3ºC e 1,5ºC em Maria da Fé”, afirmou.

Covid-19 em Minas

O secretário Carlos Eduardo Amaral também reafirmou, hoje, que o platô da epidemia de Covid-19 em Minas Gerais se configurou com muita clareza e “tudo leva a crer” que ainda estamos passando por ele. Ainda assim, para o secretário, o estado está caminhando para uma saída do período de estabilização, apresentando uma tendência de queda nos números de casos e óbitos.

Minas Gerais registra, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) hoje, 198.736 casos confirmados de Covid-19 e 4.847 óbitos causados pela doença. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.816 novos casos e 42 óbitos. Veja o que mudou em relação ao boletim de ontem:

  • 198.736 casos confirmados (aumento de 1,4%)
  • 31.349 casos em acompanhamento (aumento de 1,2%)
  • 162.540 casos recuperados (aumento de 1,5%)
  • 4.847 óbitos confirmados (aumento de 0,8%)
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!