Polícia investiga ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Léo Burguês

Fachada da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão na CMBH pela segunda vez, em uma semana (Moisés Teodoro/BHAZ)

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do vereador Léo Burguês (PSL), na CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), na manhã desta terça-feira (25). De acordo com a polícia, a operação faz parte de uma investigação para apurar se o parlamentar “estaria envolvido em supostos esquemas criminosos de rachadinha, contratação de funcionários fantasmas e corrupção”.

Ainda segundo a polícia, agentes do Deoesp (Departamento Estadual de Operações Especiais) cumprem 19 mandados de busca e apreensão. Além do gabinete do líder do governo na CMBH, outros pontos em vários bairros de Belo Horizonte e região metropolitana também são alvos da operação.

O BHAZ tentou contato com o vereador Léo Burguês por meio do número em que o parlamentar costuma atender à imprensa. Foram duas chamadas realizadas entre as 8h10 e 8h40, sem retorno. A reportagem também enviou mensagens por meio do Whatsapp e aguarda resposta. A matéria será atualizada assim que o vereador se manifestar. Procurada, a CMBH disse ainda não ter um posicionamento sobre a operação policial no local.

Segunda vez

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que a polícia comparece à CMBH. Na última sexta (21), a Polícia Civil apreendeu dez computadores em uma operação de busca e apreensão realizada no gabinete do vereador Ronaldo Batista (PSC). De acordo com a polícia, a ação fazia parte da continuidade da investigação de um crime de homicídio, cujo inquérito está sob segredo de justiça (relembre aqui)

Rachadinha

O crime de rachadinha já custou a cassação do mandato do vereador Cláudio Duarte (PSL), que foi retirado da Casa em 2019. Ele é o primeiro parlamentar da história da CMBH a perder o cargo (leia mais aqui). Como suplente, Ronaldo Batista, assumiu sua vaga.

Edição: Aline Diniz
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!