Com a cara do Galo! Atlético vira no último lance e sai na frente na final do Mineiro

atlético galo tombense final mineiro
Keno marcou no último lance e garantiu a vitória atleticana (Doug Patrício /Fotoarena/Folhapress)

Por Júlia Alves, especial para o BHAZ

De um lado o Atlético, que não fica de fora da decisão do Mineiro desde 2007. De outro o Tombense, que chegou pela primeira vez à final da competição. As duas equipes entraram em campo, nesta quarta-feira (26), e fizeram uma grande partida no Mineirão – com direito a contornos dramáticos típicos do clube alvinegro. Após sair atrás no placar, o Galo buscou a virada no último lance da partida, aos 52 minutos do 2T.

Com 2 a 1 na primeira partida, o Atlético fica a um empate de levantar a taça. O jogo de volta será no domingo, às 16h, também no Gigante da Pampulha. Como a equipe do interior ficou com a liderança geral na primeira fase, terá a vantagem de dois empates ou de vitória e derrota pelo mesmo saldo gols para ser campeão. Por isso, o Tombense precisa ganhar com um gol de diferença para conquistar o seu primeiro título do estadual.

Jogando por uma bola…

O Tombense chegou à área atleticana algumas vezes no início do jogo e fez parecer que teríamos um jogo equilibrado pela frente. Mas, a partir dos 15 minutos, o Atlético controlou o jogo no campo de ataque. A equipe do interior ficou a maior parte da primeira etapa posicionada na defesa, esperando espaço para uma jogada decisiva no contra-ataque.

Com a cara de Sampaoli

O técnico Jorge Sampaoli escalou Atlético com apenas um volante de ofício e quatro atacantes: Savarino, Keno, Eduardo Sasha e Marrony. Com o setor ofensivo mais povoado, o Galo começou a pressionar o Tombense desde o tiro de meta e criou dificuldades para o adversário sair jogando.

A equipe alvinegra se recompunha bem defensivamente, com os homens da frente ajudando na recuperação de bola. A transição para o ataque era feita com velocidade e com vários jogadores chegando juntos como opção para finalizar.

Não foi por falta de tentar…

O Galo chegou de várias formas: chutando de fora da área, de cabeça, em cobrança de falta e até em tentativa de voleio. Foram nove finalizações no primeiro tempo, mas estava difícil furar o bloqueio do Tombense. Aos 14, Eduardo Sasha recebeu livre dentro da área e chutou meio sem jeito em um quase voleio. Aos 16, o goleiro Felipe fez boa defesa em cobrança de falta forte de Hyoran.

Keno teve duas boas oportunidades para abrir o marcador. Aos 35, ele recebeu na entrada da área depois de cobrança de escanteio e chutou colocado. A bola desviou e passou perto do gol. Guga cruzou na área, aos 38, e Keno cabeceou firme para a defesa de Felipe.

VAR em ação!

O segundo tempo foi movimentado. Aos 11, o goleiro Rafael ficou com a bola após um cruzamento em profundidade, mas o árbitro de vídeo flagrou o zagueiro Junior Alonso empurrando o atacante Rubens dentro da área. O juiz fez a revisão do lance e assinalou o pênalti. Na cobrança, Rubens colocou a bola no fundo das redes com tranquilidade e ampliou a sua vantagem na artilharia da competição.

Resposta imediata

Logo após tomar o gol, o Atlético tratou de deixar tudo igual. O zagueiro Junior chutou forte, o goleiro Felipe não conseguiu segurar a bola e Eduardo Sasha, bem posicionado, empatou a partida. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa do Galo.

Milagre de Rafael e…

Ao contrário dos 45 minutos iniciais, o 2T foi movimentado com chances para os dois lados. O Tombense só não fez o segundo porque o arqueiro atleticano fez um milagre. Aos 36, Mateus Lopes cabeceou, e Rafael espalmou para o meio da área. Rubens pegou o rebote e o goleiro do Galo fez a defesa, mesmo caído, com a ponta do pé.

… No último lance!

Aos 52, quando o time de Tombos pedia pelo apito final, a bola sobrou para Keno. O atacante bateu cruzado, a bola desviou e entrou sem chance de defesa.

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO 2 X 1 TOMBENSE

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de agosto de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Jair (Atlético); Rodrigo, Marquinhos (Tombense)

GOLS:
Atlético: Eduardo Sasha (19 minutos do 2ª tempo) e Keno (52 minutos do 2º tempo)
Tombense: Rubens (18 minutos do 2º tempo)

ATLÉTICO: Rafael, Guga (Mariano), Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair, Hyoran (Bruno Silva), Savarino (Marquinhos); Keno, Marrony (Franco) e Eduardo Sasha (Allan)
Técnico: Jorge Sampaoli

TOMBENSE: Felipe Garcia; David (Da Silva), Admilton, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo (Falcão), Ibson e Marquinhos (Gabriel Lima); Cássio Ortega, Serginho (Ramon) e Rubens (Maycon Douglas).
Técnico: Eugênio Souza

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!