Covid-19: BH ultrapassa 900 mortos e acumula mais de 32 mil infectados

medição temperatura loja centro bh
Dois dos três principais indicadores de risco estão no estágio mais controlado (Amanda Dias/BHAZ)

Nas últimas 24 horas, Belo Horizonte registrou 21 novas mortes por Covid-19, número mais alto desde o início da semana. Com isso, a capital acumula 913 vítimas da doença até o momento. Além disso, já são 32.303 casos confirmados – sendo 463 apenas das últimas 24 horas – e outros 3.023 pacientes em acompanhamento, conforme dados divulgados hoje (26) no boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Dentre as vítimas, os homens continuam sendo maioria: ao todo, 507 deles morreram em decorrência da Covid-19 na capital. Entre as mulheres, esse número é de 406. As comorbidades continuam sendo sinal de alerta, tendo acometido 97% das vítimas desde o início da pandemia. As que acumulam os maiores índices são as doenças do coração, diabetes e problemas no pulmão.

Indicadores

Dois dos três principais indicadores do risco que a Covid-19 oferece à estrutura de saúde da capital se mantiveram praticamente inalterados. O fator RT – que indica para quantas pessoas, em média, um infectado consegue transmitir a doença – permaneceu em 0,95 desde o último balanço e a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria, dedicados a pacientes com quadros menos graves, registrou um aumento sutil: de 48,2% para 48,3%.

Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI – aqueles onde são tratados os pacientes em estágios mais avançados – teve queda. Dos 731 leitos disponíveis entre as redes pública e privada, 53,6% estão sendo utilizados. Com isso, a taxa continua no estágio intermediário da avaliação de risco, enquanto os outros dois indicadores estão na zona verde, a mais controlada.

Reforce a proteção contra o vírus

Para evitar a propagação da Covid-19, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória. São elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!