Covid-19: Passageiros do metrô de BH receberão máscaras e álcool em gel

metrô bh máscara covid-19
Máscaras serão entregues aos usuários do metrô (Amanda Dias/BHAZ)

Usuários de metrô de Belo Horizonte vão receber máscaras e álcool em gel para se prevenirem contra o novo coronavírus. A ação é uma iniciativa da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e teve início nesta quarta-feira (26). As estações Lagoinha e Vilarinho são as primeiras a receber o projeto. A capital mineira é a cidade do estado com mais casos confirmados de Covid-19: 31.840 diagnósticos positivos.

A iniciativa visa conscientizar os usuários do transporte sobre trilhos com relação aos sintomas da doença e modos de prevenção. As ações educativas começaram hoje – das 15h às 19h – e no mês de agosto serão realizadas nesta quinta (27) e sexta-feira (28). As estações Vilarinho e Lagoinha foram escolhidas, pois, segundo a CBTU, são as “mais movimentadas do sistema metroviário”.

Além da máscara e álcool em gel, as pessoas terão a temperatura aferida. As atividades serão realizadas por enfermeiras. A ação também acontecerá no mês de setembro. Confira o calendário da iniciativa:

  • Agosto – dias 26, 27 e 28
  • Setembro – dias 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16 e 17

A campanha de conscientização é realizada pela CBTU em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e a Flymídia.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!