Mangabeiras, Municipal e mais: Seis parques reabrirão em BH no sábado

parque municipal de belo horizonte
As visitas aos parques devem ser agendadas previamente (Amanda Dias/BHAZ)

O avanço da flexibilização das atividades em Belo Horizonte vai permitir a reabertura de seis parques municipais a partir do sábado (29) e os moradores poderão visitá-los após agendamento prévio, disponível a partir desta quinta-feira (27). Todos os parques da cidade estavam fechados desde março, como medida de prevenção contra a Covid-19.

O Parque das Mangabeiras, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o Parque Nossa Senhora da Piedade, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, o Parque Jacques Cousteau e o Parque Real são os seis selecionados para uma reabertura gradual a partir do sábado. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, em breve, outras áreas verdes também retomarão seu funcionamento de forma gradual e progressiva, de acordo com os indicadores epidemiológicos.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determinou precauções e protocolos específicos para segurança de visitantes e funcionários para evitar a transmissão da Covid-19 (leia mais abaixo). Além das visitas serem agendadas, haverá um número limitado de visitantes por dia. Esta capacidade máxima, segundo a pasta, está relacionada com a área de uso público específica para cada parque, ainda com um dimensionamento mais conservador nesse primeiro momento, como medida adicional de precaução.

Parques que reabrirão no sábado

Os parques funcionarão a partir do sábado, das 8h às 17h, de quinta a domingo. Nesta primeira fase de reabertura, o acesso aos parques reabertos será feito pelas seguintes portarias:

  • Parque das Mangabeiras
    Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti
    Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
  • Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
    Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 (bairro Itapoã)
  • Parque Real
    Rua Três Mil e Setenta E Quatro, 201 – Paulo VI
  • Parque Municipal Jacques Cousteau
    Rua Augusto José dos Santos, 366 – Estrela do Oriente
  • Parque Nossa Senhora da Piedade
    Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis

Agendamento

Os visitantes poderão realizar o agendamento da visita aos parques, a partir desta quinta-feira, por meio do endereço www.pbh.gov.br/servicos, buscando por “Agendamento de visitas aos parques”. De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, os agendamentos serão feitos por faixas de horário, evitando que muitas pessoas cheguem ao mesmo tempo ao parque, podendo causar filas ou aglomerações.

“Vale lembrar que a reabertura gradual dos parques não representa um retorno à normalidade, mas sim um complemento às medidas de promoção à saúde e qualidade de vida das pessoas nesse momento da pandemia”, ressalta a pasta.

Também é recomendado que, além de buscar visitar o parque mais próximo de sua casa entre os já reabertos, cada pessoa leve seu próprio lanche e água para hidratação – ou garrafinha de uso individual, uma vez que os bebedouros só poderão ser utilizados para reabastecimento de recipientes (não para consumo direto com jato inclinado).

Cuidados

Além do limite de horários e de capacidade, foram estabelecidas outras medidas para evitar a transmissão do vírus. Na portaria, todos os visitantes terão sua temperatura corporal aferida. Em caso de febre, serão orientadas a procurar assistência médica e não poderão fazer a visita naquele dia. Além disso, estará à disposição na portaria e em alguns pontos dos parques álcool 70% para higienização das mãos.

Algumas áreas e espaços dos parques estarão com o uso temporariamente suspenso, como quadras, pistas de skate, parquinhos e aparelhos de ginásticas. Os visitantes poderão, fazer uma caminhada recreativa, contemplar a natureza, realizar práticas esportivas individuais, como corrida, ginástica, yoga, andar de bicicleta; ler um livro, ouvir música (recomenda-se o uso de fones de ouvido), entre outras. A realização de eventos e o passeio com animais domésticos – nos parques onde a atividade era permitida –  ficarão suspensos por enquanto.

“Embora alguns dos espaços estejam abertos à população, os riscos de contaminação não estão descartados e, por isso, todas as medidas individuais de segurança devem ser adotadas por cada visitante, como uso de máscara (obrigatório durante toda a permanência no Parque), higienização frequente das mãos e a manutenção de distância de segurança – 2 metros, preferencialmente – das demais pessoas”, completa a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!