Sem máscara, Bolsonaro causa aglomeração em Ipatinga e divide a cidade

bolsonaro presidente aglomeracao ipatinga
O presidente Jair Bolsonaro gerou aglomeração em visita a Ipatinga (Reprodução/Redes sociais)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi recepcionado por uma multidão em Ipatinga, no Vale do Aço, na manhã desta quarta-feira (26). O chefe do Executivo, que estava sem máscara, cumprimentou muitos apoiadores, que também não utilizavam o equipamento básico de proteção contra a Covid-19. Nas redes sociais, apoio e críticas ao governante.

Bolsonaro fez uma live para mostrar sua recepção na cidade mineira. Nas imagens, ele aparece cumprimentando milhares de pessoas separadas por uma grade. O presidente, mais uma vez, não utilizou máscara de proteção. E muitos de seus apoiadores também não estavam usando o equipamento básico de prevenção à Covid-19.

Em matéria publicada nessa terça-feira (25), o BHAZ antecipou sobre a aglomeração que o presidente causaria e os possíveis impactos para a cidade, que é terceira com mais casos da Covid-19 no estado. O governador Romeu Zema (Novo) também está no município do Vale do Aço.

Os políticos e outras autoridades estão na cidade para a religação do alto forno I, da siderúrgica Usiminas, que está desativado desde abril, por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento teve início às 11h, no bairro Bom Retiro. Segundo a empresa, a cerimônia foi fechada, somente para convidados.

Críticas x apoio

As pessoas se movimentaram, favoráveis e contrárias à visita do presidente em plena pandemia do novo coronavírus. Nas redes sociais, as manifestações foram intensas, levando o nome de Ipatinga aos assuntos mais comentados do Twitter.

“Não podemos normalizar a irresponsabilidade dos nossos governantes. Estimular aglomerações no meio de pandemia é inaceitável. Bolsonaro dispensa até o uso de máscara, que por sinal é obrigatório em Ipatinga. Reforça mais uma vez que não tem a mínima preocupação com o próprio povo”, criticou um mineiro. “Jair Bolsonaro em Ipatinga hoje! Vale do Aço vai ficar pequeno diante da Grandeza desse Patriota!”, escreveu um apoiador no Twitter.

Veja a repercussão:

Cidade abriu comércio e bares

Ipatinga é a terceira cidade com mais casos do novo coronavírus em Minas Gerais. Boletim divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Saúde do município informa que já são 7.280 casos confirmados, além de 147 mortes. A secretaria ainda investiga 8.115 infecções suspeitas, e 81 pessoas estão internadas em decorrência da doença.

Além disso, Ipatinga reabriu, na última quarta-feira (19), bares, lanchonetes, restaurantes e o shopping da cidade. A medida foi publicada por meio de decreto, que prevê o respeito a todas as normas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.

Em 15 dias a conta chega

Ao BHAZ, o infectologista Leandro Curi explicou que os casos podem aumentar na cidade após as aglomerações de hoje. “Será preciso reavaliar os casos duas semanas após as aglomerações, para se saber os efeitos de fato. Esse é o tempo de incubação e manifestação do vírus. É preciso lembrar que esse número de pessoas é o suficiente para uma transmissão alta. Quanto maior o tempo de exposição, maior o perigo. Cada pessoa presente pode infectar várias pessoas, muitos são assintomáticos, mas transmissores”.

Outro agravante, segundo o médico, é por se tratar de aglomeração política. “Sabemos como funciona. É uma multidão de idosos, principalmente. E, alguns desses, infelizmente, são negacionistas e participam desse tipo de evento sem a proteção necessária, como máscaras. Isso é muito sério. A pandemia é real, está aí matando milhares de pessoas todos os dias. Estamos em um momento de platô, experimentando um decréscimo leve, ainda não é o momento de aglomerar”, explicou.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!