Campos de futebol e quadras seguem sem data para reabrir em BH

campo futebol
A tradicional pelada segue proibida em BH (FOTO ILUSTRATIVA – Antonio Cruz/Agência Brasil)

Os campos de futebol e as quadras poliesportivas seguem sem previsão para reabertura em Belo Horizonte. A informação foi confirmada, ao BHAZ, pela prefeitura, nesta quinta-feira (27). Representantes do setor apostavam que seriam contemplados, já que a flexibilização para academias, foi anunciada hoje. Em Contagem, na região metropolitana de BH, as atividades já estão permitidas (veja abaixo).

“Fica um sentimento de tristeza, pois o telefone toca constantemente, mas, infelizmente, a gente não pode receber as pessoas. Acreditava que nós pudéssemos retornar as atividades já na próxima semana. A situação está difícil. Temos professores que dependem das aulas para sobreviverem e estão em casa sem trabalhar”, conta uma funcionária de uma quadra poliesportiva de Belo Horizonte sob anonimato.

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) disse, à reportagem, que estes espaços seguem fechados em “razão da natureza da atividade” que são desempenhadas nestes lugares, mesmo havendo similaridades com academias e clínicas de estética. “Se trata de um esporte de contato, com alto risco de contaminação”, informou. A prática do futebol na capital “só está permitida para os times profissionais”.

Sem perspectiva

A ausência de uma previsão para a retomada das atividades incomoda Elias Clementino Ribeiro, um dos sócios da Celpe (Centro Esportivo e Lazer Padre Eustáquio). Ele enumera as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Estamos há cinco meses sem trabalhar. A quadra está fazendo empréstimo para pagar aluguel e quitar as despesas. Até agora não temos perspectiva de quando vão autorizar a reabertura”, conta.

O empresário diz que algumas quadras já fecharam devido à situação financeira. “Ouvimos falar do fechamento destes espaços e que não vão retornar, mesmo quando a prefeitura autorizar. Se Deus quiser nós aqui na Celpe vamos conseguir reabrir. A única coisa que queríamos era um sinal de quando vão permitir, mas até agora nada”.

Mesmo com os espaços fechados a procura dos clientes segue alta, conforme detalha Elias. “Os nossos clientes ligam bastante [para agendar partidas]. É muita gente querendo jogar futebol, seja em dia de semana ou no sábado e domingo. A gente fala com eles que não podemos recebê-los porque a prefeitura ainda não autorizou a reabertura”, conta.

Apesar de não haver uma previsão para a retomada do funcionamento de quadras poliesportivas e campos de futebol, o Executivo municipal garante que está desenvolvendo um protocolo para o setor e que “já reuniu com entidades representativas”. A divulgação acontecerá após a conclusão. A PBH também segue acompanhando os indicadores epidemiológicos para “definir as próximas etapas”.

Contagem

Em Contagem, na Grande BH, os campos de futebol e quadras poliesportivas já estão autorizados a funcionarem, ao contrário da capital mineira, que tem um protocolo próprio de flexibilização. A prefeitura de Contagem publicou um decreto que permite o funcionamento das seguintes atividades, nesta quinta (27):

  • Clubes de serviço e de lazer
  • Academias, centros de ginástica, estúdios e estabelecimentos de condicionamento físico
  • Campos de futebol e quadras poliesportivas
  • Pistas de skate
  • Ginásios poliesportivos e complexos poliesportivos
  • Academias populares e parques públicos
  • Praças e outros locais públicos para a prática de atividades de esporte e lazer coletivas ou individuais que gerem aglomeração de pessoas

O funcionamento destas atividades fica condicionado às seguintes regras para atividades físicas e desportivas, incluindo academias, estipuladas por protocolos da Onda Amarela do plano estadual Minas Consciente:

– Maior limitação por metragem (um usuário a cada 10 metros quadrados)
– Obrigatoriedade de horário agendado
– Ao longo do dia, o estabelecimento deverá ser fechado para a limpeza completa a cada duas horas de funcionamento
– Deverão ser disponibilizados profissionais para higienização dos equipamentos após cada utilização pelos usuários
– Checar a temperatura dos frequentadores antes de acesso às academias e espaços de treinamento, não autorizando a entrada de pessoas, tanto atletas quanto colaboradores, com temperatura de 37,5ºC ou mais, nos locais de treino. A diretriz inclui os acompanhantes, mesmo com temperatura inferior
– Observância da distância mínima de 2 metros entre os usuários dos equipamentos (sendo 3 metros no caso de equipamentos de exercícios aeróbicos)
– A distância acima poderá ser reduzida se houver proteção (acrílica) entre os equipamentos ou se houver rodízio entre os equipamentos (não utilização simultânea), com higiene entre as utilizações
– Aplicação de todos os protocolos sanitários

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!