Em final diferente, Galo se impõe e garante o título mineiro e primeira taça de Sampaoli

galo campeão mineiro tombense gol jair mineirão
Festa atleticana após vitória garantida com gol de Jair (Reprodução/@Atletico/Twitter + Bruno Cantini e Pedro Souza/Agência Galo/Atlético)

Por Ana Paula Moreira, especial para o BHAZ

Uma final diferente. Sem festa da torcida e comemorações nas arquibancadas, que foram tomadas por bandeiras e faixas de torcidas de Atlético e Tombense. Em campo, o time alvinegro não tomou conhecimento e entrou decidido a não deixar esse título escapar. Com gol de Jair, o Galo venceu o Tombense por 1 a 0 e conquistou o Campeonato Mineiro de 2020. O Estadual foi o primeiro título do técnico Jorge Sampaoli e de mais da metade dos jogadores com a camisa do Atlético. Festa alvinegra – mesmo sem torcida – no Mineirão.

O investimento de quase R$ 400 milhões do Galo na temporada sobressaiu ao singelo de R$ 6 milhões do Tombense. Com um time praticamente reformulado e tendo no técnico sua principal estrela, o Atlético fez valer sua superioridade dentro de campo. Se o Tombense terminou a primeira fase na liderança, com quatro pontos à frente do Galo, o terceiro, o time de Sampaoli mostrou que a máxima “quando está valendo, está valendo” segue forte. Nos jogos das semifinais e finais, só vitórias.


Agora, o Atlético volta as atenções para o Brasileirão. Na quinta-feira (3), o time de Sampaoli recebe o São Paulo, às 20h, no Mineirão. O Tombense, por sua vez, se prepara para retomar a Série C do Brasileiro. No próximo domingo (6), às 15h30, o time mineiro encara o Ypiranga-RS fora de casa.

Galo em cima

A decisão do Campeonato Mineiro começou quente. Mesmo com o Tombense precisando da vitória, o Atlético que começou em cima. Nos primeiros minutos da partida, praticamente só o Galo pegava na bola, forçando bastante a defesa do time de Tombos. Aos nove minutos, um lance bonito no ataque atleticano. Allan Franco recebeu dentro da área, dominou no peito e tocou para Keno, que chegou chutando forte e cruzado. A bola passou perto do gol de Felipe Garcia.

Domínio atleticano

Mesmo com mais posse de bola, o Galo não conseguia reverter essa vantagem em gol. Aos 20, um bom lance com Sasha. Após lançamento na área, o atacante cabeceou de costas para o gol, para a defesa de Felipe. O Galo entrou com uma marcação alta, na saída de bola do Tombense, conseguindo, muitas vezes, roubar a bola na intermediária e armar uma nova jogada de ataque. Até a metade do primeiro tempo, só o Galo tinha chegado com um certo perigo de gol.

Bola na rede, mas não valeu

Aos 40, depois de muito atacar, o Atlético conseguiu balançar as redes. Mariano lançou a bola na área, que resvalou em Réver e sobrou livre para Savarino. O atacante chutou na saída do goleiro para abrir o placar para o Galo. Maaas…. não valeu. O VAR foi acionado e o árbitro marcou impedimento do Savarino no lance.

Agora sim!

O Galo seguiu em busca do gol até o fim da primeira etapa. Sasha teve nova chance aos 47, após cobrança de escanteio. O atacante cabeceou na pequena área, e o goleiro Felipe espalmou em cima da linha. De tanto insistir, o gol atleticano acabou saindo. Um minuto depois, em novo escanteio, Jair subiu sozinho dentro da área para cabecear no contrapé do goleiro, que não pôde fazer nada dessa vez. Galo 1 a 0 Tombense.

Tombense entra em campo

No segundo tempo, o Tombense voltou um pouco diferente. Se na primeira etapa, o time do interior não apareceu, agora, ele precisava se lançar ao ataque. E assim fez. Logo aos 3, João Paulo levantou a bola na área e Admilton cabeceou sozinho. A bola passou perto do gol de Rafael. O Gavião Carcará até tentou mais algumas jogadas, mas nada que levasse muito perigo. Jogo seguiu morno e meio sonolento.

Vermelho de bobeira

Aos 45, o Galo ficou com um jogador a menos. Allan Franco sofreu falta dura por trás e foi tirar satisfação com Rodrigo. O árbitro chegou para amarelar o jogador do Tombense, mas foi empurrado por Allan, que já tinha um amarelo. O juiz acabou expulsando o atleticano e ainda deu dez minutos de acréscimo na partida.

Emoção nos acréscimos

Com dez minutos a mais de jogo, o Galo quase ampliou o placar. Aos 48, Marrony recebeu na intermediário, ganhou do marcador na corrida, mas chutou em cima do goleiro Felipe, que fez bela defesa com a perna. O time do Tombense ainda tentou chegar ao ataque, mas o Atlético se fechou para segurar a vitória e o título do Mineiro.

FICHA TÉCNICA:
TOMBENSE 0 X 1 ATLÉTICO

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de agosto de 2020, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Ronei Candido Alves (MG)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira(MG)
Árbitro de vídeo: Wanderson Alves de Souza (MG)

Cartões amarelos: Serginho, Marquinhos, Gabriel Lima, Rodrigo (Tombense); Allan, Guilherme Arana (Atlético)
Cartão vermelho: Allan (Atlético)
Gol: Jair, aos 48 minutos do primeiro tempo (Atlético)

TOMBENSE: Felipe Garcia; David, Admilton, Matheus Lopes (Ramon) e João Paulo; Rodrigo, Serginho (Gabriel Lima), Ibson (Jhemerson) e Marquinhos (Gerson Júnior); Cássio Ortega (Maycon Douglas) e Rubens.
Técnico: Eugênio Souza

ATLÉTICO: Rafael; Mariano, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Alan Franco e Jair; Savarino (Hyoran), Keno (Marquinhos) e Eduardo Sasha (Marrony).
Técnico: Jorge Sampaoli

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!