Picape encontrada em Brumadinho é estratégica para localizar vítimas

bombeiros localizam caminhonete brumadinho
Bombeiros localizaram caminhonete buscada desde o primeiro dia (Divulgação/CBMMG)

Menos de uma semana após a retomada das buscas em Brumadinho, uma picape foi encontrada noite dessa terça-feira (1º). O veículo, que vinha sendo buscado desde o primeiro dia, virou um dos símbolos da tragédia, por aparecer em imagens de câmeras de segurança que flagraram o instante da ruptura da barragem. Até o momento, não foram encontradas novas vítimas.

Segundo os bombeiros, devido a profundidade e a espessa da camada de rejeito de minério de ferro que se encontra sob o veículo, as equipes adentraram a madrugada realizando os trabalhos no local. Foi utilizada uma estrutura de iluminação artificial para tornar o trabalho possível.

caminhonete encontrada brumadinho bombeiros
A caminhonete foi encontrada no fim da noite dessa terça-feira (Divulgação/CBMMG)

Estratégica

A caminhonete aparece nas imagens do rompimento é estratégica para a localização das vítimas. “O veículo estava na crista da barragem, e a localização dele é muito importante, pois, uma das vítimas, uma das joias que permanece desaparecida, estava próxima desse veículo no momento do rompimento. Então, a localização do veículo aumenta exponencialmente a possibilidade dessa joia ser encontrada”, explicou o porta-voz dos bombeiros, Pedro Aihara, em comunicado à imprensa.

Até a manhã de hoje (2), as equipes ainda procuram por vítimas. A lama já se apresenta bastante espessa no local. A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019, 270 pessoas morreram e outras 11 seguem desaparecidas.

Buscas retomadas após paralisação

O Corpo de Bombeiros retomou as buscas pelas vítimas da tragédia da Vale, em Brumadinho, na metropolitana de Belo Horizonte, após cinco meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. A data do retorno foi dia 27 de agosto. Os militares estão seguindo todos os protocolos de segurança.

De acordo com os bombeiros, após várias tratativas com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), e demais órgãos envolvidos, o protocolo que regulamenta a retomada da atividade de busca foi aprovado. Os militares ainda afirmam que tudo está sendo feito resguardando práticas de proteção adequadas ao enfrentamento da disseminação da Covid-19.

Um efetivo de aproximadamente 60 militares retomou as ações de busca no perímetro da tragédia, que foi devidamente preservado com o intuito de restringir possíveis dificuldades no recomeço da operação.

Edição: Aline Diniz
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!