Cruzeiro perde mais uma e já flerta com a zona de rebaixamento

cruzeiro brasil de pelotas série b
Cruzeiro fica próximo ao Z4 com nova derrota (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Por Lohanna Lima, especial para o BHAZ

De um lado, uma equipe que ainda não havia vencido nenhuma vez na Série B. Do outro, um time que vinha de três jogos sem ganhar na competição e que enfrentava críticas até mesmo do patrocinador. Pressionados e tentando evitar mais crise, Brasil de Pelotas e Cruzeiro entraram em campo no estádio Bento de Freitas, em Caxias do Sul (RS), na noite desta quarta-feira (2), em busca de um triunfo para acalmar os ânimos. Nesse cabo de guerra, melhor para os donos da casa, que bateram a equipe mineira por 1 a 0.

Com a primeira vitória na competição, o Brasil de Pelotas saiu da zona de rebaixamento, na 18º colocação, para o 13º lugar na tabela, com seis pontos. Na próxima rodada, os gaúchos vão receber a equipe do Náutico, no Bento de Freitas, no sábado (5), às 21h. O primeiro triunfo alivia a situação do técnico Hemerson Maria, que vem recebendo duras críticas por parte dos torcedores.

Já para Enderson Moreira a situação fica mais delicada – inclusive com forte pressão de torcedores. Com mais uma derrota, o Cruzeiro caiu para a 16ª colocação, com quatro pontos – mesma pontuação do Guarani, que é o primeiro time na zona da degola. Neste momento, o Cruzeiro só se mantém fora do Z4 devido ao número de vitórias superior ao do time paulista. O Cruzeiro volta a campo na segunda-feira (7), contra o CRB, às 20h, no Mineirão.

Movimentação x ansiedade

Não faltou movimentação do ataque celeste no 1T. Foram mais de dez finalizações, mas a ansiedade parecia ser a maior adversária da equipe mineira. Apesar do volume, foram poucas as chances claras de gol. Aos 3, Airton invadiu a área em uma jogada pela direita e exigiu uma boa defesa do goleiro Rafael Martins. Arthur Caike também teve chances de abrir o placar: primeiro, aos 17, em uma cobrança de falta que passou por cima gol. Um minuto depois, Airton tocou para trás, na área, onde estava o Arthur Caike. Livre, o atacante buscou o canto, mas mandou a bola foi por cima do gol.

Quem sabe na bola parada?

O técnico Enderson Moreira decidiu voltar do intervalo com o mesmo time que pressionou na primeira etapa. E, logo aos 3 minutos do 2T, Arthur Caike foi destaque novamente. Recém-chegado ao clube, o atacante tem se mostrado o nome do time quando o assunto é bola parada. Em mais uma cobrança de falta no jogo, o jogador colocou um efeito na bola, mas esbarrou na boa defesa de Rafael Martins, que espalmou para o lado e evitou o gol cruzeirense.

cruzeiro brasil de pelotas arthur caike série b
Arthur Caike tentou, mas não conseguiu evitar a derrota azul (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Juventude celeste

O início da etapa final foi promissor. Três minutos depois, nova chance, desta vez com Airton – a principal válvula de escape do Cruzeiro pelo lado direito do ataque. O atacante carregou a bola pela direita e decidiu arriscar da entrada da área com um chute forte e à meia-altura. Mais uma vez, Rafael Martins foi decisivo. Atento, o arqueiro do Brasil de Pelotas fez mais uma boa defesa mandando a bola pela linha de fundo.

Não ficou barato

Se o Cruzeiro se mostrava ainda mais agressivo na volta do intervalo, o Brasil de Pelotas decidiu mostrar o seu jogo também. Aos 14, Rodrigo Ferreira carregou a bola pelo lado direito com certa liberdade e buscou o canto de Fábio em um chute cruzado e forte. O goleiro celeste espalmou e pagou geral para a defesa estrelada.

Solução no banco

Depois da primeira grande chance no jogo, o técnico Hemerson Maria resolveu dar novo fôlego à equipe. Com duas mudanças de uma vez, o treinador mudou também a trajetória do duelo. Cinco minutos após entrar em campo, aos 22, o atacante Bruno Poveda se enfiou entre a zaga celeste e recebeu o cruzamento de Rodrigo Ferreira pela direita. O jogador gaúcho chegou batendo de primeira para o fundo das redes de Fábio.

Daí em diante, o time da casa se fechou e passou a defender o resultado. No último lance do jogo, o atacante Thiago exigiu uma boa defesa de Rafael Martins, que evitou o gol de empate e garantiu a primeira vitória do Brasil de Pelotas na Série B deste ano.

FICHA TÉCNICA
BRASIL DE PELOTAS X CRUZEIRO

Local: Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Data: 02 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Lehi Sousa Silva e Lucas Costa Modesto (DF)
Cartões amarelos: Luiz Henrique e Lázaro (Brasil de Pelotas); Cacá e Airton (Cruzeiro)

BRASIL DE PELOTAS: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira, Lázaro, Leandro Camilo e Bruno Santos; Sousa, Bruno Matias (Héverton) e Gegê (João Ananias); Matheus Oliveira (Gabriel Poveda), Danilo Gomes (Alex Ruan) e Luiz Henrique (Jarro Pedroso)
Técnico: Hemerson Maria

CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Léo, Cacá e Matheus Pereira; Henrique (Machado), Jadsom e Maurício (Régis); Arthur Caíke (Claudinho), Airton (Roberson) e Marcelo Moreno (Thiago)
Técnico: Enderson Moreira

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!