Jovem de 21 anos morre engasgada após voltar de entrevista de emprego

Gabrielly Rosa de Medeiros
Família encontrou a jovem sem respiração algumas horas após o almoço (Reprodução/Gabrielly Rosa de Medeiros/Facebook)

Uma jovem de 21 anos morreu engasgada dentro de casa após almoçar com a família. Gabrielly Rosa de Medeiros havia acabado de voltar de uma entrevista de emprego. Após a refeição, ela se deitou no quarto e engasgou, a jovem não conseguiu pedir ajuda. O acidente aconteceu em Jundiaí, na noite dessa segunda-feira (31).

Os parentes só notaram o que havia acontecido, algumas horas depois, quando foram chamá-la e não obtiveram resposta. O caso foi relatado ao G1 pela tia da jovem, Kátia Cristina Rosa Leite. “A cunhada viu a Gabi roxa e tentaram reanimar, mas não conseguiram. Ela tinha engasgado com um pedaço de carne”, disse ao portal.

Ainda segundo o jornal, a família chamou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que registrou a morte no local. A perícia também foi acionada, e o corpo levado ao IML. Gabrielly foi velada nessa terça-feira (1).

Como agir se um adulto engasgar

Para evitar tragédias como essa, é importante que as pessoas saibam como agir em situações de engasgo. Em um texto sobre o assunto publicado pela Faculdade de Medicina da UFMG, a pediatra e professora Priscila Liu explica como agir. De acordo com a especialista, o procedimento mais adequado quando se trata de uma pessoa adulta é a Manobra de Heimlich, que pode ser definida como compressões abdominais para ajudar no deslocamento do alimento.

“A gente faz essas compressões com as duas mãos em torno do abdômen da pessoa. A mão direita fechada, colocada na região entre o umbigo e o osso esterno (a ponta do osso que temos na frente do tórax), com a mão esquerda sobre ela. Deve-se fazer uma pressão para cima e para dentro até que esse corpo estranho seja expelido”, resume.

E se for uma criança?

Em crianças pequenas, o procedimento é praticamente o mesmo, mas o socorrista pode ficar ajoelhado ou sentado com ela no colo para facilitar a manobra. Já para crianças menores de um ano, chamadas de lactentes, é necessária uma técnica diferenciada.

“O adulto deve estar sentado com a criança em seu colo, apoiada no joelho e na perna da pessoa, de forma que a barriga e a cabeça fiquem para baixo. O adulto irá fazer cinco ‘golpes’ nas costas da criança, utilizando o chamado calcanhar da mão entre os ossos escapulares dela. Depois vira a criança e faz cinco compressões utilizando dois dedos em cima do osso esterno. Essas compressões devem ser feitas tanto de um lado quanto de outro, até o corpo estranho ser expelido”, acrescenta a pediatra.

Esses procedimentos são válidos somente se as crianças ou adultos estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar o mais breve possível. Até lá, técnicas de ressuscitação, que consistem em duas ventilações (o popular boca a boca) e trinta compressões no peito, também utilizadas em casos de afogamento, podem ser úteis.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!