Covid-19: PBH proíbe crossfit, boxe e atividades em grupos

crossfit
Academias de crossfit não poderão funcionar em BH (FOTO ILUSTRATIVA – Reprodução/Pixabay)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) proibiu as atividades de boxe, crossfit e aquelas realizadas em grupos na capital mineira. Uma portaria foi publicada no DOM (Diário Oficial do Município), desta quinta-feira (3). A SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) alega risco de contaminação pelo novo coronavírus. A decisão repercute entre empresários do setor.

A portaria publicada hoje substitui a de 29 de agosto, onde não havia tal proibição para as atividades listadas. “Portaria republicada por erro material”, justificou o Executivo municipal. O BHAZ procurou a SMSA para saber o motivo do recuo da decisão. A pasta informou que as “atividades, por serem coletivas, pressupõem, inevitavelmente, a proximidade dos praticantes, facilitando em muito a transmissão da Covid-19”.

Além das atividades de crossfit e boxe estão vetadas a realização de atividades em duplas, trios ou grupos acompanhados por profissionais autônomos de educação física. As academias, centro de ginástica e estabelecimento de condicionamento físico seguem autorizados a funcionarem, conforme a portaria assinada por Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde.

Repercussão

Pedro Barros é sócio de uma academia de crossfit e conta, ao BHAZ, que o espaço vem seguindo todas as normas sanitárias exigidas. O empresário destaca que não vai fechar o local, já que o espaço, segundo ele, é mais seguro que as academias de musculação. “Com esta portaria a prefeitura não consegue impedir o nosso funcionamento, pois o nosso registro é o mesmo das de musculação: atividade de condicionamento físico”.

“A PBH exigiu um aluno a cada 7 m² e nós estamos deixando cada um em 9 m². Fazemos a aferição da temperatura e disponibilizamos álcool em gel. Vamos continuar com as atividades, pois o aluno não circula pelo espaço durante as atividades. Esta continuidade será seguida por várias academias, pois oferecemos mais segurança que as de musculação”, destaca Barros.

Para lidar com a determinação da PBH, Fernando Santos, proprietário de uma academia de muay thaiy, modificou os treinos dos alunos. “Estamos fazendo mais treinamentos individuais, usando sacos de pancada, por exemplo. A parte funcional da luta, pular corda, aeróbicos etc, tudo isso dá para fazer sozinho, então facilita”, diz.

BH avança, amanhã (4), na flexibilização do comércio com a autorização para bares e restaurantes funcionarem durante a noite com a comercialização de bebida alcoólica. Barros opina sobre isso: “É inaceitável bar abir vendendo bebida e espaço que promove saúde ter de ficar fechado”, finaliza.

A portaria pode ser lida aqui.

Nota da SMSA na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a portaria SMSA/SUS-BH Nº 0342/2020 foi republicada nesta quinta-feira, 03/09, alterando a anterior que autorizava a retomada das atividades de Boxe e CrossFit, e também a realização de atividades em duplas, trios ou grupos acompanhados por profissionais autônomos de educação física. Essas atividades, por serem coletivas, pressupõem, inevitavelmente, a proximidade dos praticantes, facilitando em muito a transmissão da COVID-19. Por isso, na atual Portaria, foram retirados estes itens”.  

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!