Metrô de BH terá horário experimental com volta dos bares e restaurantes

metrô bh pandemia passageiro máscara
Passageiros devem utilizar máscara (Amanda Dias/BHAZ)

O metrô de Belo Horizonte vai funcionar em horário experimental a partir de amanhã (4) até o domingo (6). A mudança se dá devido à abertura de bares e restaurantes na parte da noite na capital mineira. As estações estarão abertas até às 23h para o usuário utilizar o transporte sobre trilhos.

“A mudança operacional visa garantir o redimensionamento da oferta de transporte público para todos os trabalhadores, em face da reabertura gradual dos diferentes setores da economia”, informou a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Durante a fase experimental a companhia disse que vai avaliar os seguintes aspectos:

  • Demanda de passageiros;
  • Intervalos entre as viagens;
  • Segurança operacional;
  • Adequações necessárias nas rotinas de manutenção e operação e
  • Outras medidas que justifiquem a ampliação do horário.

Horários

O usuário precisa ficar atento, pois na terça-feira (8) o metrô voltará a funcionar no horário normal durante a pandemia do novo coronavírus. Confira como será a circulação de trens neste final de semana prolongado:

  • Sexta – 5h40 às 23h, com circulação ininterrupta de trens nas 19 estações – Intervalos: de 15 a 22 minutos
  • Fase Controle – Sábado e domingo – das 5h40 às 13h e das 16h às 23h – No sábado os intervalos serão de 15 a 22 minutos, já no domingo de 25 minutos
  • Fase Controle – Feriado de 7 de Setembro – das 5h40 às 9h e das 16h10 às 20h – Intervalos de 25 minutos
  • Terça a quinta-feira (8 a 10/9) – 5h40 às 20h30, com circulação ininterrupta de trens nas 19 estações – Intervalos de 15 a 22 minutos

O uso de máscaras ou cobertura sobre o nariz e boca permanece obrigatório, conforme decreto do município. A CBTU pede os usuários para respeitarem a determinação, pois a entrada e permanência das pessoas que estiverem desprotegidas será proibida.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!