BH ultrapassa 35 mil casos e registra 1.057 mortes por Covid-19

pessoas mascaras centro bh
Ocupação das enfermarias e das UTIs chegou a 73% (Amanda Dias/BHAZ)

Belo Horizonte atingiu, nesta sexta-feira (4), a marca de 1.044 mortes pelo novo coronavírus e possui 35.319 casos confirmados da doença. No levantamento por regionais, a Nordeste e a Oeste dividem a primeira posição com o maior número de óbitos: ambas com 134. Na sequência, aparecem Venda Nova (131), Noroeste (128), Barreiro (117), Leste (109), Norte (106), Centro-Sul (104) e Pampulha (94).

Atualmente, 72,3% da capacidade total de leitos – entre as redes pública e suplementar – está ocupada. A taxa de ocupação dos leitos de enfermaria tem o mesmo índice: 72,3%.

Vítimas

Entre aqueles que morreram por Covid-19 na capital, os homens continuam sendo maioria. Até hoje, 589 pessoas do sexo masculino morreram por causa da doença, enquanto, entre as mulheres, esse número é de 468. A maioria das vítimas tinha 60 anos ou mais.

Além da idade como principal fator de risco, os números na capital também indicam a necessidade de aumentar os cuidados com aqueles que sofrem de outras doenças – 97% das vítimas tinha pelo menos um fator de risco ou comorbidade. Entre as principais registradas estão as doenças do coração, do pulmão e o diabetes.

Quanto à cor, 50% das pessoas diagnosticadas com casos graves eram pardas, 26,2% brancas, 9,4% pretas e 0,8% amarelas. Conforme o último boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), 13,6% não tem cor especificada ainda.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!