Kalil anuncia convênio de R$ 200 milhões contra chuvas na Vilarinho

(Reprodução/WhatsApp + Vitor Fórneas/BHAZ)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) assinou nesta terça-feira (8) um contrato de convênio com a Caixa Econômica Federal para a realização de obras na região do chamado Complexo da Vilarinho, que abrange a avenida de mesmo nome. O objetivo é diminuir os impactos das enchentes, atendendo a um pedido antigo da população. O valor é de R$ 200 milhões e as obras vão começar no próximo ano.

“Eu queria deixar muito claro que um dia isso teria que começar. É o prefeito que vai inaugurar? Não interessa. Isso aqui não é metrô, é uma assinatura de contrato. As obras começam ano que vem, independentemente do prefeito que estará assentado nesta cadeira”, disse Kalil.

Kalil assinou convênio hoje (Moisés Teodoro/BHAZ)

Quando as intervenções estiverem concluídas, Kalil disse que metade das águas que inundam o Vilarinho será retida. “Nestes 30 anos [de enchentes] sempre disse que isso não podia continuar e não continuará. A partir de agora o próximo prefeito terá que iniciar um grande projeto para por fim ao sofrimento daquela região”.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, afirmou que no Vilarinho é necessário ocorrer 12 intervenções e que o contrato assinado hoje representa “a partida dos dois marcos mais importantes”.

“Dois grandes reservatórios profundos serão construídos. Um ao longo da Vilarinho e outro na 12 de Outubro. Os locais foram estudados e já temos isso em São Paulo e Rio de Janeiro. É um reservatório de 34 metros de profundidade, quase um prédio de 11 andares. Ele vai coletar a água e bombear de forma regular para a rede de drenagem”, disse Valadão. Cada reservatório terá capacidade para 115 mil metros cúbicos de capacidade.

Secretário Josué Valadão falou sobre as obras durante a coletiva (Moisés Teodoro/BHAZ)

Desapropriações serão realizadas ao longo das obras, mas, segundo o secretários, as conversas já estão adiantadas. “Um local é uma pracinha e parte de uma rua, o outro é um imóvel que estamos na fase de negociação com o proprietário”.

O prazo das obras é de 30 meses, mas ainda é preciso passar por etapas como licitação e assinatura para o começo da obra. “Se dentro do cronograma licitarmos em dezembro e contrato ser assinado em fevereiro pode considerar 36 meses para conclusão”.

O secretário ainda ressaltou que, na região de Venda Nova, já são realizadas obras no córrego Lareira com o objetivo de escoar a água da chuva.

Questionado se as obras serão realizadas com as verbas do convênio de hoje, Valadão afirmou que depende da ação da natureza. As chuvas deste ano foram lembradas por ele. “Tudo é determinado em função probabilística, mas a natureza hoje está diferente. Vocês viram a chuva de deste ano, a probabilidade dela é a cada mil anos”, concluiu.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!