Mãe pede ajuda para controlar filho com autismo e policiais atiram nele

policiais atiram garoto com autismo
Menino de 13 anos levou vários tiros de policial nos EUA (Arquivo pessoal/Golda Barton)

Autoridades do estado de Utah, nos Estados Unidos, investigam o caso de um adolescente de 13 anos baleado por um policial na cidade Salt Lake, na sexta-feira (4). Linden Cameron foi diagnosticado com autismo e estava em crise quando a mãe dele ligou para a polícia local com o objetivo de pedir ajuda. Ela não estava em casa e diz ter escutado, pelo telefone, o momento exato em que o agente disparou contra o filho.

De acordo com a emissora KUTV, afiliada da CNN, a mãe de Linden, Golda Barton, questiona a forma como o policial agiu diante do filho. Ela contou à reportagem do canal que o garoto estava sozinho em casa pela primeira vez depois de muito tempo. Ela havia largado o trabalho por cerca de um ano para cuidar do menino, mas precisou voltar ao serviço e o deixou sozinho.

Golda contou ter ligado para os policiais para que eles acalmassem o garoto e, em seguida, o levassem ao serviço psiquiátrico da cidade. Ela acompanhava a situação enquanto tentava falar com o filho pelo telefone. Ela conta que os agentes tentaram acalmar Linden por cerca de dois minutos e que, na sequência, o mandaram deitar ao chão. Foi então que ela teria escutado os disparos. Ele foi atingido nos dois tornozelos, no intestino e na bexiga. Agora, o estado de saúde do adolescente é considerado grave.

Ainda ferido, Linden foi algemado e levado para o hospital, onde segue internado. “Eu disse que ele não estava armado, que ele não tinha nada, que ele só fica irritado e começa a gritar. Ele é uma criança tentando chamar atenção e não sabe como regular isso”, afirmou a mãe ao canal.

Os policiais responsáveis pela ocorrência, no entanto, dizem que Linden estava armado e ameaçando outras pessoas. Eles ainda alegam que o garoto tentou correr enquanto recebia ajuda – versão contestada pela mãe dele.

Um porta-voz da polícia local explicou que uma investigação já foi aberta para apuração do caso. Ele disse ao jornal que não pode passar detalhes, mas que há sim relatos de uso de arma por parte do adolescente. Enquanto isso, um promotor deve abrir uma investigação própria para apurar o que de fato ocorreu, bem como a atuação dos policiais.

A cidade de Salt Lake também conta com um conselho que analisa as abordagens policiais por lá e o caso deve ser mais um dos investigados.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!