Mortes por Covid-19 estão em queda há uma semana. Podemos ter esperança?

Homem indo até uma ambulância
Alguns fatores explicam a diminuição na média móvel de óbitos por Covid-19 (Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles)

Por Lucas Marchesini

Com a queda na média móvel de mortes por Covid-19 nos últimos dias, surge a esperança de que o Brasil esteja se aproximando do fim da pandemia. Em rodas de conversa, as pessoas estão se questionando: estaríamos atingindo a imunidade de rebanho ou as medidas restritivas estão funcionando?

Sim, os índices no Brasil estão melhorando e podemos ter esperança – mas com cautela. Especialistas ouvidos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, apontam diversas razões para a diminuição na quantidade de óbitos. Porém alertam: não podemos relaxar as medidas de segurança para que os números continuem baixando.

A média móvel de mortes por conta da doença no Brasil chegou a 679, na quarta-feira (9), o menor número desde 13 de maio, quando o Ministério da Saúde registrou 659,1 falecimentos. Naquela época, o coronavírus ainda estava se espalhando pelo Brasil. O gráfico a seguir mostra a trajetória do indicador. É possível perceber nitidamente a queda na média móvel depois de um longo período de estagnação em torno dos mil falecimentos diários.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!