Tempo quente e seco permanece em BH na próxima semana

tempo quente belo horizonte
Temperaturas variam entre 17ºC e 30ºC ao longo desta semana (Moisés Teodoro + Amanda Dias/BHAZ)

Quem está curtindo os dias de sol em Belo Horizonte pode comemorar. O calor que permanece intenso na região metropolitana durante a próxima semana, com temperaturas variando entre 17ºC e 30ºC. O meteorologista Ruibran Do Reis, afirmou que não há probabilidade de chuva e o tempo continua seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

“Estamos com uma massa de ar quente atuando sobre o estado. Ela dificulta a formação de nuvens que podem causar chuvas e bloqueia a chegada de frente fria”, disse ao BHAZ. O meteorologista complementa que o calor dos últimos dias é atípico, já que estamos no inverno. “As temperaturas estão de 3 a 4 graus acima da média e devem perdurar até o início da primavera, que começa no dia 22 de setembro”, diz.

Tempo quente e seco

Enquanto os dias ensolarados e bonitos animam alguns belo-horizontinos, o tempo seco e quente aumenta o trabalho de bombeiros e brigadistas que trabalham no combate a incêndios na região metropolitana. Localidades como Mário Campos e Serra da Moeda foram castigadas pelas chamas nos últimos dias.

Ruibran Dos Reis explica que uma sequência de dias sem chuva favorece as queimadas. “O solo está muito seco. Não temos chuvas muito significativas na região metropolitana desde 25 de maio. Essa ausência de chuva, aliada à umidade baixa, faz com que ocorra a evapotranspiração das folhas [da vegetação]. Tudo isso são condições favoráveis para os focos de incêndio”, afirma.

Cuide-se

A Defesa Civil de Belo Horizonte lista uma série de orientações para que os efeitos do tempo seco sejam atenuados. Confira:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista.
Edição: Marcela Gonzaga
Moisés Teodoro[email protected]

Analista de mídias digitais, fotógrafo e produtor audiovisual no BHAZ. Formado em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário UNA. No portal desde abril de 2019, também já atuou como analista de conteúdo patrocinado e repórter. Esteve em grandes coberturas como o carnaval de BH e eleições municipais. Participou de reportagens vencedoras do prêmio CDL/BH de Jornalismo em 2021 (primeiro lugar na categoria internet) e em 2019 (segundo lugar na categoria internet).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!