Jovem morre depois de fazer cirurgia plástica em clínica na Zona Sul de BH

Edisa de Jesus Soloni tira foto
Edisa Soloni morreu depois de passar por cirurgia plástica em clínica de BH (Reprodução/ @edissoloni/Instagram + Reprodução/ @ppatriciar_ /Twitter)

A jovem cabeleireira Edisa de Jesus Soloni, de 20 anos, morreu no último sábado (12) depois de passar por uma cirurgia plástica realizada em uma clínica localizada na região da Savassi. O BHAZ conversou com irmã da vítima, Samea Soloni. Ela revelou que o procedimento deveria ter ocorrido dentro de um hospital.

“Os exames do pré-operatório mostraram que ela tinha uma pequena mancha no coração, que estaria apta a operar, mas tinha que ser em um hospital, não poderia ser na clínica. E o médico cirurgião sabia disso, mas não seguiu a recomendação”, pontuou Samea. Edisa planejava a cirurgia desde maio deste ano e estava muito animada em fazer os procedimentos estéticos de lipoescultura, enxertia de glúteo e lipopada.

A irmã da vítima acompanhou todo o processo. Edisa passou mal na clínica e precisou ser levada com urgência para o Hospital Felício Rocho. “O procedimento durou uma hora e meia, acabou por volta das 16h de sábado e eles não esperaram minha irmã voltar da anestesia no bloco cirúrgico, levaram ela direto para o quarto. O médico só passou por lá e disse que estava tudo bem. Depois minha irmã começou a acordar já passando muito mal, com pressão baixa, convulsão. A saturação do oxigênio dela chegou a 44”, detalha.

Sem estrutura

Samea contou que a clínica não tinha estrutura nenhuma para socorrer sua irmã. “Não tinha nenhum médico na hora. Chamaram uma ambulância particular que nem tinha socorrista. O médico que fez a cirurgia chegou na clínica e só me disse que ela precisava ser levada para um hospital pra entender porque ela estava com falta de ar”, falou indignada.

Edisa chegou ao hospital por volta das 20h e foi diagnosticada com embolia pulmonar. “O médico que a atendeu no hospital disse que ela estava estável, mas precisava ficar no CTI. Antes de levá-la, ela ainda abriu os olhos pra mim, pela última vez… Às quatro da manhã eu recebi a ligação do hospital dizendo que ela tinha falecido”, lamentou.

O cirurgião responsável alegou para Samea, por telefone, ter acontecido uma fatalidade e lamentou a morte da paciente. A família da vítima registou um boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia Civil, que instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte da paciente.

Revolta e tristeza

Parentes e amigos da cabeleireira estão indignados com a falta de assistência prestada pelo cirurgião, que segundo testemunhas, alegou que o ocorrido foi uma fatalidade e agora tem evitado falar com a família. Para cobrar justiça, o grupo se reuniu na porta da clínica, na região da Savassi, com cartazes que expressavam a revolta pela morte de Edisa.

Nas redes sociais, muitas pessoas desabafaram sobre a perda repentina da jovem que além de proprietária de um salão de beleza, era digital influencer.

Investigação

A Polícia Civil esteve nessa manhã (15) na clínica de estética para recolher documentos e prontuários médicos. Segundo o órgão, a investigação está em andamento.

Cuidados Pré-operatório

Uma cirurgia plástica é como qualquer outro procedimento cirúrgico e necessita de cuidados importantes para garantir a saúde do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, antes de agendar a intervenção é necessário a investigação de fatores de risco.

Esse estudo inclui: histórico de doenças, cirurgias anteriores e existência de complicações; algum tipo de alergia ou reação à anestesia; uso de anticoncepcionais orais ou outro medicamento de uso regular; consumo de drogas. Além disso, é preciso informar se é tabagista e se consome grande quantidade de álcool, pois ambos os fatores influenciam diretamente na cicatrização.

A entidade ressalta que um bom cirurgião deve indicar o procedimento mais adequado para as necessidades; passar todos os detalhes sobre a cirurgia, como nível de complexidade, tipo de anestesia e cuidados que devem ser adotados posteriormente; deixar claro todos os riscos envolvidos; pedir todos os exames pré-operatórios e deixar a decisão final para o paciente.

O BHAZ tentou contato telefônico com a clínica. Além de solicitar um posicionamento, por e-mail, do Conselho Regional de Medicina. A matéria será atualizada tão logo o BHAZ.

Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!