Após quinto incêndio, ônibus só rodam após o amanhecer

ônibus queimado
Quinto ônibus é incendiado na Grande BH em uma semana (Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Militar (PM) registrou mais um incêndio de ônibus na noite de ontem (16). Em uma semana, cinco ônibus foram queimados e dezenas de pessoas ficaram prejudicadas, já que os veículos não são repostos imediatamente. Desta vez, o crime ocorreu em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte (saiba mais aqui).

O Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) informou que está avaliando as medidas de segurança que serão tomadas nos próximos dias. Na manhã desta quinta-feira (17), os passageiros sentiram os reflexos da sequência de ataques. Os ônibus nas estações Vilarinho e Venda Nova só começaram a circular quando o dia amanheceu (veja nota do Setra abaixo).

Protestos

O ônibus da linha 607 (Estação Vilarinho/Esplendor) foi atacado por volta das 21h dessa quarta-feira (16), na altura do bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH. Quatro pessoas encapuzadas e armadas invadiram o coletivo e mandaram todos os passageiros descerem. O motorista foi obrigado a estacionar o veículo de modo que o ônibus bloqueasse o tráfego na pista.

Segundo a PM, os autores do incêndio deixaram um bilhete que dizia: “Aviso da revolta dos moradores pela prisão forjada do inocente preso por roubo de celular. Reconhecimento falso”.

O fogo atingiu a rede elétrica deixando parte do bairro sem luz. A Cemig e o Corpo de Bombeiros também foram acionados. A polícia fez uma busca pelos suspeitos nos aglomerados Landi 1 e 2, mas ninguém foi preso.

Em Vespasiano, o ônibus da linha 5605 foi queimado na noite de segunda-feira (14). Os criminosos deixaram um recado reclamando do tratamento dado aos presos na penitenciária Nelson Hungria.

Operação

A Polícia Militar iniciou, nesta terça-feira (15), uma operação de combate aos incêndios a ônibus. Segundo o major Rafael Coura, chefe da comunicação do CPC (Comando de Policiamento da Capital), a ação contará com policiais infiltrados nos coletivos, blitzes e escolta aos ônibus. A operação deve durar uma semana, podendo ser reavaliada ou estendida.

“Essa ação visa realizar ações preventivas para combater incêndios a coletivos e identificar e prender os autores dos ataques dos últimos dias. Em BH e região metropolitana, serão 42 viaturas, 80 policiais empenhados, em revezamento durante 24h, com apoio do Batalhão de Transito, o Choque e um helicóptero”, explica.

Nota Setra-BH

A orientação do Setra para as empresas é que só retomem as atividades quando o dia clarear, aquele horário noturno de 5h da manhã quando está tudo escuro não vai ter ônibus nas estações. Eles vão aguardar ao menos o dia ficar mais claro para se ter mais segurança. As operações começam a partir das 6h nas Estações Vilarinho e Venda Nova“.

Edição: Aline Diniz
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!