Peladas de futebol e vôlei são liberadas em BH dentro de clubes

pelada vôlei minas tênis clube
Peladas, como as de vôlei, dentro de clubes estão liberadas em BH (Abelardo Mendes Jr/Ministério da Cidadania)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) acaba de liberar, no início da tarde desta sexta-feira (18), as conhecidas peladas de futebol e vôlei – e de outros esportes – desde que realizadas dentro de clubes. Mesmo com a autorização a partir do dia 26 após seis meses de proibição, a administração municipal enfatizou que não aconselha a atividade coletiva – e, se for realizada, que os participantes usem máscaras. Piscinas dentro desses espaços também receberam sinal verde, mas saunas continuam vetadas.

“As regras são muitas [para a reabertura dos clubes] e estão todas sintetizadas na portaria que vai sair amanhã cedo. Mas é um protocolo que já está disponível online há mais ou menos um mês no site. Sauna fica fechada, mas uso de piscina tem a regulamentação, tudo estabelecido lá, qual o distanciamento, quantas pessoas, tá tudo lá”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, em anúncio realizado na sede da PBH.

A reabertura dos clubes, liberada para o dia 26 deste mês, um sábado, ocorre por conta da manutenção de “números satisfatórios”, conforme classificou Machado. “Os dados de hoje mostram uma velocidade de transmissão de 0.97, ocupação de UTI em 44,4% e de leitos de enfermaria, em 38,3%. São números bons, os indicadores continuam se mantendo no verde, mas a pandemia não acabou”, afirmou.

“Chover no molhado né: a doença é muito grave, a mortalidade entre os internados é muito alta e o controle depende de nós todos. Mas, como esses indicadores permitem, o comitê decidiu liberar a partir do dia 26 o funcionamento dos clube”, complementou o secretário de Saúde.

“Sobre esportes, como futebol, vôlei, entre outros, em clubes: de um modo geral, a gente aconselha que todas as atividades coletivas sejam evitadas, mas a gente não está proibindo. Que usem máscaras quando estiverem praticando, tomem todos os cuidados”, afirmou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis.

Expectativa

Desde ontem (17), já havia expectativa para que a PBH anunciasse a liberação do funcionamento de clubes sociais na capital. Isso porque o presidente da Fecemg (Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais), Marcolino de Oliveira anunciou que havia se reunido com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, e com o vereador Léo Burguês, líder da prefeitura na Câmara, para discutir o assunto.

“Ouvindo o nosso apelo e nossas reivindicações, o secretário se pronunciou favorável à reabertura gradual dos clubes de BH. Estamos preparados para a retomada, que será com horários normais, seguindo o funcionamento de cada estabelecimento”, disse o presidente ao BHAZ na ocasião (relembre aqui).

Avanços e conflitos

As negociações com setores ainda estagnados são parte do programa de flexibilização que já permitiu à maior parte da capital voltar à ativa. Ainda na última semana, o Executivo municipal já havia anunciado a liberação da prática de atividades coletivas – como crossfit e boxe – nas academias da capital e o funcionamento do comércio aos sábados.

Apesar dos avanços, representantes de categorias que não foram contempladas pelas medidas – como era o caso dos clubes – continuaram insatisfeitos. Um dos principais conflitos do momento atual da cidade é em relação à reabertura da tradicional Feira Hippie, já que autoridades e expositores ainda não conseguem chegar em um consenso sobre a retomada. Além deles, donos de restaurantes da modalidade self-service também pedem revisão do protocolo de funcionamento para a categoria.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!