Tudo liberado! PBH autoriza peladas de futebol em qualquer quadra

quadras futebol bh arena pitangui la bombonera
Peladas estão liberadas em BH (Reprodução/@sinteticboolarenapitangui/Facebook + Reprodução/@LaBomboneraBH/Facebook)

As peladas em qualquer tipo de espaço – quadras poliesportivas, dentro de clubes ou mesmo em outro local – estão liberadas em Belo Horizonte. Logo após confirmar que esse tipo de atividade estava permitido na reabertura de clubes, prevista para o próximo sábado (26), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou que os espaços voltados para aluguel de quadra também estão autorizados – já a partir deste sábado (19).

“Estão liberadas. Se for jogar futebol use máscara”, esclareceu ao BHAZ o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Reis. Anteriormente, em anúncio feito na sede da PBH, o secretário afirmou que, apesar de liberada, a prática é desaconselhada pela equipe de especialistas da gestão. “De um modo geral, a gente aconselha que todas as atividades coletivas sejam evitadas, mas a gente não está proibindo. Que usem máscaras quando estiverem praticando, tomem todos os cuidados”, disse.

Ruído

Também procurada pelo BHAZ, a Secretaria Municipal de Saúde seguiu a mesma linha de Reis. “A prática de esportes coletivos – como o futebol amador – pressupõem, inevitavelmente, a proximidade dos atletas em distâncias inferiores a 2 metros, facilitando a transmissão da Covid-19, que é uma doença de alta transmissibilidade e grande potencial de gravidade. A prática de futebol está liberada, mas não é aconselhável sem o uso de máscara”, afirmou, em nota (leia na íntegra abaixo).

Até então, a administração municipal afirmava oficialmente que estudava um protocolo para a liberação das conhecidas peladas. “No momento foram definidos protocolos para academias, crossfit, centros de treinamento, clubes de lazer e profissionais autônomos de educação física, que estão previstas para a fase 3. As demais atividades – incluindo as praticadas em quadras esportivas – serão contempladas em fases posteriores, ainda em definição”, disse ao BHAZ a gestão municipal, em agosto.

No entanto, o protocolo citado nunca foi oficializado. Procurada, a comunicação central da PBH disse que a atividade está totalmente liberada já neste fim de semana e que, a partir de segunda-feira (21), será realizada uma avaliação de como foi o comportamento do belo-horizontino. Dependendo da análise, as peladas podem ser novamente proibidas na capital mineira.

Minas Consciente

O programa do governo estadual, capitaneado por Romeu Zema (Novo), por sua vez, contemplou as peladas nos protocolos. As “atividades esportivas e de recreação e lazer” estão na chamada onda amarela, considerada como atividades não essenciais. O programa prevê, ainda, uma série de cuidados para que os riscos de propagação da Covid-19 sejam reduzidos (leia aqui, a partir da página 14).

Vale lembrar que a PBH decidiu não adotar o Minas Consciente. Portanto, a única orientação oficial para quem quiser voltar a jogar as peladas em BH é usar máscara.

Nota Secretaria de Saúde

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a prática de esportes coletivos – como o futebol amador – pressupõem, inevitavelmente, a proximidade dos atletas em distâncias inferiores a 2 metros, facilitando a transmissão da Covid-19, que é uma doença de alta transmissibilidade e grande potencial de gravidade. A prática de futebol está liberada, mas não é aconselhável sem o uso de máscara.”

Edição: Thiago Ricci
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!