Xô, calorão? Após recorde de calor, BH tem alerta para pancada de chuva

chuva em BH
BH pode ter chuva neste domingo, após dias de intenso calor (Amanda Dias/BHAZ)

Depois de três dias de temperatura elevada na capital, com direito a recorde de calor em 2020, Belo Horizonte deve receber chuva ainda neste domingo (20). A Defesa Civil emitiu alerta para pancadas leves de 20 milímetros, de curta duração e localizadas, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso vale até 8h desta segunda-feira (21).

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, a frente fria vai interromper uma sequência de mais de 20 dias de sol quente, na capital. “Viemos de dias com recordes de temperatura. Agora, teremos uma chuva leve provocada por uma frente fria que chega hoje em Minas. De domingo até quarta, podemos ter chuva a qualquer hora do dia, mas devem ser fracas. As pancadas acima de 70 mm devem ocorrer no Sul de Minas e Zona da Mata”, explica.

A frente fria vai aliviar o calor, mas as temperaturas devem cair pouco, segundo o meteorologista. “Nós teremos máximas entre 25ºC e 26ºC até quarta, quando o calor volta a subir”, diz Ruibran.

Dias de calor intenso

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), BH bateu recorde de calor em 2020, nesse sábado (19), ao registrar 35,7ºC, na estação de medição da Pampulha. Antes disso, na sexta (18), a temperatura máxima na capital foi de 33,7ºC. Já neste domingo, a cidade encostou no recorde quando, por volta das 15h, registrou 35,2ºC.

Cuidados com a chuva

Durante os temporais alguns cuidados precisam ser tomados pela população. A Defesa Civil pede para evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões.

Veja as orientações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Edição: Thiago Ricci
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!