Bairros de BH ficam sem energia e moradores se irritam

postes energia computador
Cemig diz que problema se concentra na região Centro-Sul (IMAGEM ILUSTRATIVA: Reprodução/Pixabay + Arquivo/EBC)

Pelo segundo dia consecutivo, as reclamações sobre queda de energia têm sido frequentes entre os belo-horizontinos. A falta de luz está dando dor de cabeça aos moradores, especialmente da região Centro-Sul, que precisam readequar as rotinas toda vez que há uma falha no serviço da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). A situação é ainda pior para aqueles que, por causa da pandemia, estão em regime de teletrabalho.

Nas redes sociais, não faltam relatos de moradores irritados com as constantes interrupções no fornecimento de energia. “Precisando trabalhar e estou desde 15:20 sem energia, como que faz? Ajuda aí, Cemig… Nunca pedi nada pra vocês”, reclamou um internauta.

Um morador do Bairro Ouro Preto contou que ficou duas horas sem energia e ainda não sabe qual é o problema, enquanto outro está numa situação ainda pior: “Odeio a Cemig com todas minhas forças já com a 5 horas sem energia fiz dois pedidos de atendimento e nada de resolver”. Os relatos são inúmeros e os bairros mais citados nas queixas são o Santo Antônio, na região Centro-Sul, e o Ouro Preto e Trevo, na Pampulha.

‘Não pode bater um ventinho’

Sem explicações mais concretas sobre o motivo da falta de energia, muitos também recorreram a uma premissa comum em BH: a de que a rede de energia elétrica da capital não suporta mudanças bruscas na temperatura. Para eles, a conta é simples: chuva + vento = grandes chances de faltar luz em algum canto da cidade.

“Ventou um pouco mais forte e a Cemig já não dá conta. ALÔ HOME OFFICE?”, reclamou um belo-horizontino, ecoando as opiniões de vários outros que também recorreram ao Twitter para deixar reclamações. “É só no meu bairro que não pode bater um ventinho que a Cemig e a Claro ficam instáveis? Que coisa hein, paga-se muito caro para ter um serviço de qualidade tão duvidosa”, desabafou um segundo. “Sem luz aqui em casa de novo. Não pode cair uma chuvinha nessa cidade que toda vez é isso”, disse uma terceira.

O que diz a Cemig?

De acordo com a Cemig, o bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, ficou parcialmente sem energia hoje. Procurada pelo BHAZ, a companhia informou que está percorrendo o circuito que atende o bairro para identificar o defeito na rede. Ainda conforme a Cemig, “há desligamentos pontuais na Pampulha mas nenhum bloco significativo’.

A Cemig informou ainda que “a maior parte dos clientes já tiveram o serviço restabelecido por transferência de carga. Dessa forma, a empresa continua trabalhando para identificar a falha e restabelecer o fornecimento para os demais clientes”.

Edição: Aline Diniz
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!