O cadastro escolar e as matrículas na rede municipal de Belo Horizonte para o ano de 2021 começam nesta quarta-feira (23) e serão realizadas exclusivamente pela internet para evitar aglomerações e risco de propagação da Covid-19. Os responsáveis devem entrar no site (clique aqui) e efetivar a matrícula.
O processo será em etapas. Na primeira, que vai até 19 de outubro deste ano, será aberto o sistema de matrícula automática. Em seguida, os pais ou responsáveis pelos estudantes matriculados em escolas da educação infantil e creches parceiras, que irão para o ensino fundamental, poderão confirmar a matrícula. O sistema automatizado vai indicar a escola mais próxima do endereço já cadastrado e a confirmação poderá ser feita pelo celular.
Ao final, um termo de matrícula será gerado e considerado como assinado eletronicamente. Este termo irá direto para a nova pasta que o aluno terá em 2021. Os documentos necessários serão digitalizados e transferidos entre as secretarias da instituição de origem e destino, de modo que ninguém precisará ir às escolas para realizar o procedimento.
Posteriormente, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, “aqueles que não ficarem satisfeitos com a vaga indicada ou que não encontrarem seu encaminhamento eletrônico, poderão participar das próximas etapas que também estão sendo preparadas de forma digital, gerando segurança da trajetória escolar”.
Para quem deseja fazer a transferência de outras redes para a municipal, deve aguardar as próximas fases que serão feitas por meio de um cadastro excepcional e específico para esses estudantes.