Retorno das torcidas aos estádios é autorizado; PBH veta volta do público

torcida galo mineirão
Prefeitura de BH vetou volta das torcidas (Pedro Souza/Atlético)

O Ministério da Saúde aprovou o estudo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que possibilita a volta das torcidas aos estádios de futebol durante a pandemia do novo coronavírus nos jogos da Séria A. O documento prevê, no entanto, que o estádio poderá ter ocupação máxima de 30%, além da aprovação das prefeituras. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) já avisou que as torcidas não vão voltar para as arquibancadas tão cedo.

“A abertura deverá ocorrer mediante protocolos que devem ser estabelecidos com o objetivo principal de zelar pela saúde física e mental, assim como o bem-estar de todos”, afirmou, ao BHAZ, o Ministério da Saúde. A pasta destaca ainda que os estádios e arenas poderão deverão analisar os seguintes aspectos (veja a nota abaixo):

  • Variação da curva epidemiológica;
  • Taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva);
  • Capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional.

Sem previsão

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) informou que “ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios de futebol”. A data será divulgada “por meio dos canais oficiais”, assim que a decisão for tomada. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), por meio da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) e o Comitê de Enfrentamento à Covid, revelou que “não autorizam o retorno das torcidas aos estádios em Belo Horizonte” (veja as notas na íntegra abaixo).

A SMSA esclareceu ainda que não recebeu qualquer notificação ou comunicado a este respeito e reafirmou que essa decisão cabe ao município. 

O que dizem os especialistas?

O BHAZ entrevistou o médico infectologista Carlos Starling, que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, para saber se ele acredita na possibilidade dos campos receberem torcedores ainda em 2020.

“Não dá para dizer. Estamos vindo com uma flexibilização na cidade e tivemos o aumento no número médio de transmissão por infectado. Acho isso [volta da torcida nos estádio de Belo Horizonte] ainda precoce para se fazer prognóstico. Neste momento, a pandemia está estável, mas pode voltar a subir, sem sombra de dúvida”, destacou.

‘Gol contra’

O parecer favorável do Ministério da Saúde e o desejo da CBF em voltar com o público nos estádios é considerado como um “gol contra” para o médico infectologista Leandro Curi. “É impossível você manter a distância recomendada em um local onde a pessoa estará vibrando, apoiando o time. Se tiver gol vai ter abraço”, pontuou.

O fato dos estádios, mesmo com a redução na capacidade, reunirem muitas pessoas é outro agravante para a volta do público. “Acho que estes lugares são uns dos mais arriscados para contaminação. Tem fila para comprar o tropeiro, ir ao banheiro e sem falar no deslocamento usando o transporte público. Tudo tem seu momento, e o de agora não é de torcida de futebol”.

Nota do Ministério da Saúde na íntegra

O Ministério da Saúde informa que apresentou parecer favorável ao plano de estudos proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a volta de parte do público aos estádios do Brasil.

É importante ressaltar que a abertura, em um primeiro momento, deve ser para até 30% da capacidade dos estádios – podendo ser aumentado posteriormente – , conforme decisão do gestor local, que, dentre outros aspectos, levará em consideração a variação da curva epidemiológica, a taxa de ocupação de leitos clínicos e leitos de UTI e a capacidade de resposta da rede de atenção à saúde local e regional.

A abertura deverá ocorrer mediante protocolos que devem ser estabelecidos com o objetivo principal de zelar pela saúde física e mental, assim como o bem-estar de todos. As medidas de segurança serão determinadas localmente entre os times de futebol e a administração local, envolvendo os setores de segurança pública, saúde e outros necessários para sua implementação e fiscalização“.

Nota da SES-MG na íntegra

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que ainda não há previsão para o retorno do público aos estádios de futebol. Tão logo seja definido, a SES-MG fará a divulgação por meio dos canais oficiais”.

Nota da PBH na íntegra

“A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid, neste momento, não autorizam o retorno das torcidas aos estádios em Belo Horizonte. A SMSA não recebeu qualquer notificação ou comunicado a este respeito e reafirma que essa decisão cabe ao município”.

Edição: Aline Diniz
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!