Roda Viva: Ana Maria revela assédio sexual e sofre perguntas machistas

Ana Maria Braga e Paulo Sampaio
Apresentadora ainda afirmou que o responsável pelo assédio não recebeu qualquer punição (Reprodução/@rodaviva/Twitter)

A apresentadora Ana Maria Braga é um dos assuntos mais comentados nas redes desde a noite de segunda-feira (21), quando foi a entrevistada do tradicional programa Roda Vida. A global revelou ter sofrido assédio sexual por um antigo superior de trabalho e até mesmo quebrou o braço para fugir do abuso. A estrela da noite ainda foi alvo de comentários machistas de um dos entrevistadores convidados da atração da TC Cultura.

“Você namora, namorou bastante, né?! E aí eu queria juntar com a história do câncer… O tratamento do câncer, como todo mundo sabe, tem impacto grande na libido. E, ao mesmo tempo, você namora. Não teve com você então?”, questionou o jornalista Paulo Sampaio, apontado como autor de outras abordagens machistas e inconvenientes durante a entrevista (leia mais abaixo).

Nas redes sociais, choveram críticas à postura de Paulo Sampaio e de outros entrevistados, que fizeram muitas perguntas de cunho pessoal. Por outro lado, a atitude da apresentadora foi bastante elogiada. “Deu aula de elegância, postura e paciência. Até pergunta insistente sobre a ‘libido durante a quimioterapia’ teve que aguentar e conseguiu ir até o fim com classe”, escreveu uma usuária do Twitter.

Assédio sexual

A apresentadora relatou que o assédio sexual que sofreu no passado partiu do pedido de um diretor de televisão para que Ana desenvolvesse um projeto para a programação. “Eu fiz um belo projeto jornalístico e levei para ele. Quando eu levei, ficou na mesa dele o projeto, ele levantou da mesa e veio para cima de mim”, relembrou.

“Eu fiquei absolutamente estupefata e ele falou ‘venha cá’ e tal. Eu fugi da sala dele e saí com tanto ímpeto que tinha uma escada e eu despenquei da escada e alguém me socorreu e eu quebrei o braço”, continuou.

Questionada se o responsável pelo assédio foi punido de alguma forma, Ana falou da impunidade. “Eu marquei uma reunião para falar daquele indivíduo do ‘chefe geral da nação’ que eu trabalhava. Ele ficou como estava. Continuou sendo o que ele era lá”, concluiu.

Comentários machistas

Convidada para o programa para celebrar os 70 anos da televisão brasileira, Ana Maria Braga enfrentou vários questionamentos machistas por parte da bancada do Roda Viva. Além da pergunta sobre a libido durante o câncer, a apresentadora ainda ouviu questionamentos sobre “ter companheiros mais jovens”, detalhes de seu casamento, se ela fumava e se “lê sobre política”.

Nas redes sociais, foi criticado o tom machista de alguns membros da bancada, principalmente de Paulo Sampaio. “Semana passada, sendo um homem o entrevistado, as perguntas foram todas de cunho profissional e voltadas às suas capacidades intelectuais. Hoje, sendo entrevistada Ana Maria Braga, no Roda Viva, só perguntaram sobre fofocas, vida pessoal, namorado e outras amenidades. Lamentável!”, escreveu um usuário do Twitter.

Edição: Thiago Ricci
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!