Cadelinha de 2 meses é jogada de janela de prédio e dono alega ‘surto’

Cadelinha machucada jogada de prédio
A pequena vira-lata foi adotada por um homem que ajudou no resgate (ONG Bicharada/Divulgação)

Uma cadelinha de apenas dois meses de idade ficou ferida após ser jogada da janela do primeiro andar de um prédio na cidade de Itabuna, cidade no Sul da Bahia. A filhote vira-lata fêmea foi resgatada e cuidada por uma ONG (Organização não Governamental) após a queda, que ocorreu nessa terça-feira (22). A pequena já foi adotada. As informações são do G1.

De acordo com a ONG Bicharada, a cadelinha ficou internada com os ferimentos, mas já teve alta e foi, inclusive, foi adotada pela família do homem que ajudou no resgate. Agora com o nome de Vitória, a filhotinha foi arremessada, segundo moradores da região, da janela de um apartamento pelo seu ex-dono.

‘Surto’

O caso foi denunciado à polícia e o homem contou para as autoridades que teve um “surto”, mas que estava arrependido. O caso foi registrado como maus-tratos e está em investigação. A pequena vira-lata foi resgatada por um dos moradores do prédio e levada para um veterinário por voluntários da ONG.

Ela não apresentou fraturas ou ferimentos graves, mas foi internada porque o médico veterinário observou que ela ainda sentia dores causadas pelo impacto da queda. Vitória recebeu alta ontem e está se recuperando bem, andando e comendo normalmente.

Adoção

Já recuperada, a cadelinha foi morar na casa do homem que cuidou dela após a queda. O percussionista Marcelo Nascif, de 44 anos, contou ao portal que se emocionou ao presenciar a cena. “Eu estava na porta de casa e vi o pessoal na rua gritando, e fui ver o que era. Eu não vi o homem a jogando. Quando cheguei lá, ela já estava na mão de um vizinho. Ele estava chorando. A minha reação na hora foi resgatá-la”, contou.

“Ela estava muito ferida. Peguei ela, levei no lava jato e lavei a boa dela. Dei um banho, pois ela estava desacordada. Eu abri a boca dela, ela estava sem respirar direito. Comecei a fazer massagem. E ela começou a reagir”, completou o homem, que é casado e tem dois filhos, um de 5 e outro de 16 anos.

Foi o filho mais novo de Marcelo quem escolheu o nome da cadelinha. “Nós nos apegamos muito a ela. Foi uma benção de Deus não ter deixado ela morrer, devido à queda. Estamos super felizes, ela faz parte da nossa família agora. Ela se chama Vitória. A gente deu esse nome pelo fato dela ter sobrevivido. Ela é uma sobrevivente”, contou o homem.

É crime

Maus-tratos e crueldade contra animais configuram crime ambiental, tendo como pena detenção, de três meses a um ano, e multa. A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais e pela Constituição Federal Brasileira, e pode ser feita em delegacias policiais ou na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

Edição: Aline Diniz
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!