Marie Clarie publica notícia falsa sobre jogadores da NBA usarem colarinho de renda

Jogadores NBA
Jogadores NBA (Reprodução/Redes Sociais)

Os internautas lotaram as redes sociais, nesta quinta-feira (24), com comentários sobre a gafe jornalística cometida pela revista Marie Claire Brasil, em seu site oficial. O veículo noticiou uma notícia falsa, publicada na última terça-feira (22) pelo site norte-americano The Babylon Bee. O portal é conhecido por postar sátiras em forma de notícias, envolvendo política, figuras conhecidas, entre outros temas.

Na matéria, que já foi retirada do ar, Marie Claire apenas traduz todo o conteúdo publicado por The Babylon Bee. A atitude da revista colocou em discussão a apuração e a checagem das informações por parte dos jornalistas. “Marie Claire caiu numa fake news bizarra. Pode parecer engraçado, e é, mas é uma triste constatação da lama em que estamos quando um veículo respeitável reproduz conteúdo tão claramente falso como esse”, tuitou o diretor e autor André Fran.

Confira trecho da publicação feita por The Babylon Bee, e o print que os leitores fizeram antes que a matéria da Marie Claire fosse retirada do ar:

Notícia original (Reprodução/Redes Sociais)
Reprodução/Redes Sociais

Um outro ponto que foi levantado sobre o assunto, devido à falta de checagem de Marie Claire, foi o fato de terem mantido a tradução da posição do jogador Anthony Davis, que foi descrito como atacante, posição que não existe no basquete. A foto da matéria, que é um dos principais elementos, também foi reproduzida na publicação de Marie Claire e trata-se de uma montagem, sendo a foto a seguir a original: 

Notícia traduzida pelo saite brasileiro (NBA/TNT)

O que diz o site?

O BHAZ procurou o site da Marie Claire por e-mail, no entanto, o portal ainda não se manifestou sobre o equívoco. Tão logo a resposta chegar, a matéria será atualizada.

Edição: Aline Diniz
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!