Transmissão da Covid em BH cai e volta ao nível verde: ‘Depende de nós’

Socorrista com máscara e avental ao lado de uma maca e uma ambulância
Infectologista afirma que quanto mais flexibilizar, mais a população acha que tudo está tranquilo (Amanda Dias/BHAZ)

Após voltar ao nível amarelo no índice de transmissão de Covid-19 depois de mais de um mês no verde, Belo Horizonte está de volta à taxa mais baixa. O fator saiu da casa de 1 – quando torna-se amarelo – para registrar 0,99 nessa quinta-feira (24), conforme revelou o boletim da administração municipal. Infectologista ouvido pelo BHAZ reforça que o número pode cair mais, mas ainda está muito perto do amarelo e que a queda depende única e exclusivamente dos belo-horizontinos.

“Um grupo de pessoas ainda não entendeu que o controle depende muito mais de nós [cidadãos] do que das autoridades, pelo menos enquanto não tiver vacina. Quanto mais o governo flexibiliza, mais parte da população entende que tudo está se normalizando”, alerta o médico infectologista Leandro Curi, uma das referências no tema em Minas Gerais.

A tendência, conforme o estudioso, é que a taxa de transmissão caia ainda mais, mas as incertezas que pairam sobre o novo coronavírus e o comportamento da população impedem que qualquer projeção seja mais do que uma perspectiva. “O esperado é cair um pouco mais: 0,99 é quase amarelo, né? Futuramente vai acontecer desse nível ir caindo naturalmente, é a tendência de todo vírus. Só que com o coronavírus a gente não sabe quanto tempo vai demorar”, diz.

Indicadores de monitoramento da Covid-19 em Belo Horizonte (Reprodução/PBH)

Os outros parâmetros abordados pelo boletim de PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) também estão no verde. A taxa de ocupação dos leitos de UTI apresentou uma leve queda: de 41,8% foi para 39,3%. O indicador que monitora a ocupação nos leitos de enfermaria continua na faixa verde, com 37,5%.

Clubes e feiras

A partir de hoje, inicia-se uma nova fase de reabertura de atividades na capital mineira. A tradicional feira de Plantas e Flores voltou hoje à avenida Carandaí e Feira Hippie retorna no domingo, com alterações (leia mais aqui). Amanhã, os clubes de BH retornarão às atividades, também com restrições, como a proibição de andar descalço e a orientação de se evitar abraços, beijos e apertos de mão (leia tudo aqui).

Mesmo com essas novas flexibilizações, Curi diz que não é certo que a taxa de transmissão vai aumentar por causa da reabertura de feiras e clubes. “É difícil opinar sobre isso. Muitos fatores contam para essa variação entre verde e amarelo”, afirma o médico, que reforça a necessidade de normas e protocolos. “Até uma vacina chegar e comprovar sua eficácia tudo terá um protocolo, clubes, bares, qualquer atividade”.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Edição: Thiago Ricci
Camila Saraiva[email protected]

Jornalista formada pela PUC-Minas em 2015. Pós-graduada em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo Centro Universitário UniBH em 2019.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!